Início Cultura Agenda 13º ENCONTRO DA CULTURA POPULAR DE CAQUENDE SERÁ VIRTUAL

13º ENCONTRO DA CULTURA POPULAR DE CAQUENDE SERÁ VIRTUAL

Foto: Erivelton Freitas/Redes Sociais.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Entre os dias 17 e 20 de dezembro ocorre o 13º Encontro da Cultura Popular do Caquende em Casa. Todos os anos, o evento atrai a população do distrito e visitantes com atrações musicais, culturais, esportivas e outros. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, os organizadores apostam em uma versão virtual do evento. 

O encontro não estava previsto para ocorrer neste ano, justamente por causa da pandemia e das dificuldades de organização, mas alguns artistas e projetos locais conseguiram angariar recursos da Secretaria de Cultura de São João del-Rei via Lei Aldir Blanc.  

Denilson Carvalho, um dos organizadores do evento, explica que todas as atrações serão transmitidas no canal do YouTube do projeto Cultura Popular Caquende e que, se as condições sanitárias na data do evento permitirem, será montada uma sala de exibição no Salão Comunitário do Caquende para que aqueles que não tem acesso à internet ou aos aparelhos eletrônicos possam participar. Além disso, mesmo seguindo os protocolos de segurança, seria uma forma de promover interação entre os membros da comunidade.

“A ideia é no sentido também de manter o evento, claro que com uma outra perspectiva,e também dinamizar, dentro do possível, a área cultural. E também permitir que o pessoal lá da comunidade possa ter alguma diversão, com acesso a cultura, neste ano”, ressalta o organizador. 

Carvalho lembra que o evento sempre contou com grande participação popular em suas edições anteriores e destaca que desta vez a pretensão dos organizadores é alcançar um público maior, um público que não poderia participar do evento presencial como pessoas da comunidade que residem em outros lugares, por exemplo. 

Nesta edição, o encontro da cultura popular do Caquende irá homenagear o escritor Carlos Assumpção e terá suas atrações muito voltadas para a valorização dos artistas e da cultura local com apresentações musicais, saraus, exposições de fotografias e uma corrida virtual. Além disso, estão sendo preparados alguns documentários sobre figuras e projetos da comunidade. 

“O interessante é que nesse momento de tanta dificuldade, de tanta tristeza e tanta morte a comunidade tenha um momento de felicidade que é mostrar um pouco de si para fora”, diz Carvalho. 

Corrida virtual

Como parte da programação do 13º Encontro da Cultura Popular do Caquende, será realizado o 2ª Desafio Cultural Virtual do Caquende  – Corrida 23km e Trilhão MTB 50km. Os desafios esportivos serão realizados no dia 19 de dezembro e os interessados poderão se inscrever entre os dias 1 e 14 de dezembro. 

Mais informações sobre a corrida estão disponíveis aqui.

Prévia da programação do 13º Encontro da Cultura Popular do Caquende. Foto: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui