Início Cultura Agenda A CIDADE QUE EMERGIRÁ DA PANDEMIA É TEMA DE WEBINÁRIO NESTA QUARTA

A CIDADE QUE EMERGIRÁ DA PANDEMIA É TEMA DE WEBINÁRIO NESTA QUARTA

Foto: Luciano Nascimento

Assessoria de Comunicação UFSJ

O Observatório Urbano de São João del-Rei promove, nesta quarta, 25, às 19h, o último encontro do Curso de Realidade Urbana Brasileira e São-Joanense (CRUBS), que traz para os interessados webinário com o tema Lições da pandemia: reflexões sobre a cidade que queremos. O evento vai debater as marcas deixadas pela Covid-19 nas cidades, investigando respostas a serem dadas frente aos novos contextos criados pela epidemia. A necessidade de reinvenção do urbanismo, assim como a recriação da precariedade das periferias, também serão tema da live, transmitidas pelos canais do grupo no Youtube e no Facebook.

De acordo com a coordenadora do Observatório Urbano, a professora do curso de Geografia Tatiane Godoy, o ciclo de debates problematizou o cenário da desigualdade encontrado em São João del-Rei, evidenciado pela pandemia. “O curso abordou o processo de urbanização da cidade, visando entender a realidade desigual existente entre bairros, além de trazer aspectos do racismo estrutural presente no cotidiano. Encerramos as atividades com reflexões sobre como superar essas desigualdades, apresentando também propostas de transformação da realidade urbana local.”

O webinário conta com a presença de Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e de Roberto Andrés, arquiteto urbanista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Como mediadora, a professora Daniela Abritta Cota, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, integrante do Observatório.

Conteúdo relevante

O Curso de Realidade Urbana Brasileira e São-Joanense foi concebido, inicialmente, para ser presencial. Devido à pandemia, porém, as atividades migraram para o formato virtual, sendo o conteúdo dividido em sete módulos. De setembro a novembro, participantes de organizações populares e acadêmicos apresentaram olhares diversos sobre a situação urbanística da cidade, contextualizada com a realidade do país. Os encontros estão todos publicados no YouTube do Observatório Urbano de São João del-Rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui