Início Cultura ASSOCIAÇÃO TRABALHA EM PROJETO CULTURAL PARA INTEGRAÇÃO DE ANTIGAS ESTAÇÕES DE TREM

ASSOCIAÇÃO TRABALHA EM PROJETO CULTURAL PARA INTEGRAÇÃO DE ANTIGAS ESTAÇÕES DE TREM

Imagem: arquivo / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Barbacena

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

A Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) está trabalhando em um projeto de circuito cultural para integrar as quatro antigas estações de trem de Campolide, Barbacena e Antônio Carlos. 

A intenção – de acordo com Sérgio Ayres, arquiteto da associação – é que atividades culturais sejam desenvolvidas nas estações das cidades, formando um “trajeto cultural” que pode ser percorrido por moradores e turistas.

“Estamos pensando em desenvolver exposições, atividades itinerantes que vão transitar entre as estações do circuito”, revela Ayres, que atua voluntariamente no projeto junto com o arquiteto André Grossi.

Assim, pretende-se movimentar essas antigas estações de trem para reintegrá-las à sociedade e, assim, contribuir para o enriquecimento de projetos culturais na região. Para Sérgio Ayres, o mais importante da proposta é a comunidade local, que vai ajudar “a trazer vida para estas estações”.

Revitalizações

Em Barbacena, a ARPA realiza a revitalização da Estação Ferroviária de Barbacena, em parceria com a prefeitura da cidade. Foram investidos pela Associação cerca de R$ 70 mil para cuidar da parte interna do local. No momento, a administração local fica encarregada do trabalho com a parte externa.

Foto: arquivo / Najla Passos

Além disso, a ARPA também atuou, no ano passado, na recuperação da estação de Campolide, distrito de Antônio Carlos, que foi construída em 1923. O trabalho foi possível por causa de uma multa ambiental paga por uma empresa de laticínios da região que foi enviada à Associação, conforme lembra o arquiteto.

A revitalização da Estação João Ayres, em Antônio Carlos – que também fará parte do projeto do circuito cultural – está sob responsabilidade da ARPA. A estação está em processo de tombamento como patrimônio pela prefeitura da cidade. 

Imagem: arquivo / Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Barbacena

Recentemente, a estação ferroviária de Sá Fortes, distrito de Antônio Carlos, foi demolida. O fato causou enorme repercussão na ARPA, e motivou a revitalização da Estação João Ayres.

Conheça mais sobre o trabalho da ARPA

A ARPA trabalha com projetos culturais e ambientais em Barbacena e cidades vizinhas. É uma associação vinculada ao Ministério Público e sobrevive com o dinheiro de multas ambientais que são aplicadas na região.

O dinheiro é destinado ao órgão, que o reverte para a sociedade em atividades ligadas à cultura e ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui