Início Gerais Cotidiano BARBACENA INICIA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ZONA RURAL

BARBACENA INICIA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ZONA RURAL

A cadelinha Mafalda, que aguarda a vacinação chegar à zona urbana para se previnir. Foto: Najla Passos

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Barbacena

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância e Ações em Saúde, está trabalhando para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal no Município, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG).

A 1ª etapa da vacinação teve início no dia 10 de agosto, abrangendo a zona rural. O calendário de vacinação (veja aqui) já foi elaborado seguindo as recomendações da SES/MG.

Com relação à 2ª etapa, que vai beneficiar à zona urbana, devido à pandemia do novo coronavírus, ainda não há uma data confirmada para a realização da campanha pelo Governo do Estado.

A Campanha de Vacinação Antirrábica tem como objetivo diminuir o risco da transmissão da raiva animal para o ser humano e zelar pela saúde animal no Município.

Os contatos com os responsáveis pela campanha poderão ser realizados através do disk campanha: (32) 3339-2160, do Centro de Controle de Endemias (CCE).

O que é a raiva?

A raiva é uma zoonose, uma doença transmitida somente por animais mamíferos, sendo na maioria dos casos por mordedura de cães, gatos ou morcegos hematófagos e com inoculação do vírus presente na saliva.

O vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele, em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar ao cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, complicação que leva os pacientes à morte.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2009, foram registrados no Brasil 574 casos de raiva humana, nos quais, até 2003, a principal espécie transmissora foi o cão. A partir de 2004, porém, o morcego passou a ser a principal fonte de transmissão de raiva no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui