Início Gerais Brasil COM 204 ALUNOS DA EPCAR INFECTADOS, BARBACENA É O MUNICÍPIO COM MAIOR...

COM 204 ALUNOS DA EPCAR INFECTADOS, BARBACENA É O MUNICÍPIO COM MAIOR INCIDÊNCIA DE COVID-19 EM MG; ENTENDA

Redação
Notícias Gerais

Barbacena é a cidade de Minas Gerais com maior taxa de incidência de casos de Covid-19 por cem mil habitantes, após a confirmação de que 204 alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) foram infectados pela doença.

Durante live realizada na noite desta segunda (25), as autoridades de Saúde do município confirmaram a ocorrência de 255 casos positivos de Covid-19 em Barbacena, mas não informaram quantos estão relacionados à escola da Força Aérea.

O Comando da Aeronáutica, em Brasília, confirmou à reportagem, também às 20h desta segunda (25), a infecção de 204 alunos da Epcar por Covid-19: os 90 já informados anteriormente, que estavam com a doença na semana passada, e outros 114 que já haviam se curado dela.

Quanto ao estado de saúde dos 90 que estão com a doença ativa, a FAB aponta que todos estão cumprindo isolamento social e “receberam o tratamento preconizado pelas autoridades de saúde”.

E informa também que “apenas 7 (sete) alunos apresentaram sintomas leves, sendo que um deles já se encontra curado. Nenhum requereu hospitalização”.

Design: Lucas Maranhão

O que diz a FAB

Questionada pela reportagem sobre o alto número de testes positivos entre os discentes da Epcar, a Força Aérea indica que esse resultado “se deve à decisão de testar todos os alunos para garantir a liberação segura, de forma que eles e seus familiares possam tomar as medidas necessárias, conforme as orientações de saúde”.

Quanto a possíveis testes em militares que atuam na organização sediada em Barbacena, o texto aponta que “neste momento, apenas os alunos passaram pela testagem em massa, os demais integrantes passam por testes de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, caso apresentem sintomas”, que ainda cita que “todos os integrantes da Epcar que tiveram contato com os alunos cumprem isolamento social domiciliar desde sábado (23/5).

Já sobre a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de suspender as atividades letivas da instituição, a FAB responde que “já foi cumprida antes mesmo do prazo estabelecido”.

Reabertura do comércio

Segundo a secretária de Saúde, Marilene Dornelas, a alta taxa de incidência da Covid-19 no município pode alterar a reabertura de novos setores do comércio, iniciada nesta segunda (25) com a entrada de Barbacena na chamada Onda Branca, do programa Minas Conscinte, do Governo do Estado.

Dornelas afirmou que a cidade aderiu ao protocolo estadual acreditando que seria enquadrada na onda verde, que permite só a abertura dos setores essenciais, mas depois foi surpreendida pela mudança não negociada dos critérios do programa pelo governo Zema. Agora, o município aguarda uma reavaliação da Secretaria de Saúde do Estado.

Até o dia 20 de maio, Barbacena ocupava o 18º lugar no ranking de casos do Estado, junto com Curvelo, com 37 confirmados. Agora, o município tem uma média de 185 casos por 100 mil habitantes, segundo pronunciamento de Maurício Becho, chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na live desta segunda.

O “Minas Consciente” já prevê análises periódicas dos municípios, mas ela pode acontecer mais cedo em Barbacena por causa da nova situação epidemiológica. “Se realmente tiver o impacto dos novos casos e nós tivermos que retroagir, assim agiremos”, esclarece a secretária. Segundo ela, todos os órgão responsáveis foram informados sobre o aumento dos casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui