Início Gerais Cotidiano COM 3 CASOS SUSPEITOS E POPULAÇÃO EM PÂNICO, PREFEITURA DE SJDR AINDA...

COM 3 CASOS SUSPEITOS E POPULAÇÃO EM PÂNICO, PREFEITURA DE SJDR AINDA NÃO PUBLICOU DECRETO PARA CONTER PANDEMIA

O centro de São João del-Rei se esvazia aos poucos. (Foto: Scarlet Freitas)

Por Scarlet Freitas
Especial para o Notícias Gerais

Dos sete casos suspeitos de coronavírus em São João del-Rei, até o momento, seis foram descartados, um aguarda o resultado da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e outros dois serão enviados para análise nesta quarta-feira (18). Diante desse cenário, os estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e secretarias da cidade vêm adotando medidas preventivas. No entanto, ainda não foi publicado um decreto oficial da Prefeitura Municipal de São João del-Rei.

As medidas tomadas pelo Poder Executivo, até então, foram: a suspensão das aulas da rede municipal entre 18 e 22 de março, cancelamento dos atendimentos no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM Uniptan), a paralisação do 3º Campeonato de Recreativos e o cancelamento da Audiência Pública que seria realizada no dia 26 de março para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021.

Como forma de apresentar a LDO à população são-joanense, algumas opções estão sendo avaliadas, tais como videoconferência e live (transmissão ao vivo). Segundo informações, uma melhor data para realizar a audiência de maneira segura é estudada.

Foi criado também um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus convocado pelo secretário de saúde de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade. O grupo é constituído ainda por: Aline Barbara da Silveira, enfermeira da Diretoria de Atenção Básica; Adriana Dias Miguel Vieira, enfermeira da Vigilância Sanitária; Eline Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, José Ubirajara, coordenador de endemias; José Ricardo Louvelle Saldana, membro da Vigilância Epistemológica; Patricia Torga, farmacêutica da Superintendência de Saúde; e Priscila Emanuelle Peixoto, enfermeira da  Superintendência de Saúde.

Sobre os atuais casos suspeitos na cidade e o trabalho realizado pela equipe técnica, José Marcos comenta: “realmente nós temos três casos suspeitos, um já aguardando o resultado da Funed e outros dois devem colher o material hoje (18) para ser enviado. Nossa equipe está monitorando todos os casos e todas as situações durante o dia e a noite”.

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São João del-Rei publicou na terça-feira (17) a PORTARIA nº. 1257 suspendendo temporariamente os trabalhos entre 18 e 31 de março. Ela instituiu que os servidores de provimento efetivo do quadro administrativo fiquem a disposição da Presidência da Câmara, em trabalho remoto para realizar trabalhos essenciais da instituição e que estão suspensos, até o fim do recesso, todos os prazos regimentalmente legislativos e prazos administrativos. Os assessores ficarão a disposição de seus respectivos vereadores.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei, Igor Sandim, a decisão foi tomada em conjunto com os outros parlamentares para ajudar a manter a prevenção no município.

“A Câmara Municipal tomou essa decisão em conjunta com os parlamentares, pensando único e exclusivamente na responsabilidade que cabe a cada um de nós em relação a prevenção. Tendo em vista que em nosso município até o presente momento não há casos confirmados.”

– Igor Sandim, presidente da Câmara dos Vereadores de SJDR

O presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei também não sabe do posicionamento do oficial do Poder Executivo. Sandim revela que tem conhecimento de que os prefeitos de cidades do Campo das Vertentes estão se reunindo para tornar uma decisão conjunta, mas que já se manifestou cobrando uma maior atenção da Prefeitura de São João del-Rei. “Enquanto presidente da Câmara me pronunciei em minhas redes sociais cobrando uma maior atenção e sensibilidade ao caso do Poder Executivo e da Secretaria Regional de Saúde do Estado sediada em nosso município”, expõe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui