Início Gerais Política DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTO MARCA CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE...

DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTO MARCA CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE SJDR

Imagem: reprodução / Câmara dos Vereadores de São João del-Rei

Ana Laura Queiroz e Najla Passos
Notícias Gerais

O vereador reeleito Stefanio Pires (PSL) acusa o atual presidente da Câmara de Vereadores de São Joao del-Rei, Igor Sandim (Pode), de votar favorável à aprovação das contas do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) em troca do cargo na mesa diretora da casa. “Ele ganhou porque ele vendeu o voto dele para votar as contas do Nivaldo”, acusa Pires, em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais.

A acusação, feita sem a apresentação de provas materiais, ocorre dois dias depois do Notícias Gerais publicar uma reportagem mostrando como se dá a compra de apoio político do legislativo pelo grupo político do prefeito Nivaldo, do qual Stefanio é o líder na Câmara. Portanto, reacende a discussão sobre o toma lá, dá cá, ou seja, a existência ou não da prática de troca de apoio político por cargos.

Quando confrontado pela reportagem se estava mesmo dizendo que comprou o voto do colega, Stefanio titubeia e tenta amenizar os termos empregados: “Vendeu. Ele… ele quis dizer que se ele não fosse o candidato a presidente, ele não aprovaria as contas do prefeito, certo? Então ele não vendeu, porque eu não vendi nada pra ele”, consertou.

Stefanio diz que era candidato ao mesmo cargo que Igor, mas como precisava de oito votos para que as contas do prefeito Nivaldo fossem aprovadas, retirou sua candidatura em benefício do colega, em troca do apoio dele para aprovação das contas. E, na entrevista, ainda classifica Igor como desonesto.

“Eu vou provar pra você que ele é um cara desonesto. E sabe porque que ele é desonesto? Por que que se eu abrisse mão da presidência da Câmara, ele podia votar a favor das contas do Nivaldo e se eu não abrisse mão da presidência da Câmara, ele votaria contra? Então quer dizer que as contas estavam certas. Não tinha nada que impedisse dele votar a favor das contas do Nivaldo”, afirma.

Candidatura confirmada

Na entrevista, concedida na tarde da última quarta (9), em seu gabinete na Câmara, Stefanio Pires também confirmou que é pré-candidato à presidência da Câmara na próxima legislatura. Segundo ele, a decisão foi tomada depois que o NG publicou uma reportagem dizendo que ele foi condenado por crime de violência doméstica.

Na entrevista, ele confundiu os portais Noticias Gerais e Mais Vertentes, concentrando erroneamente suas críticas ao último. E criticou também a Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João del-Rei (Ammas / del-Rei), que publicou a mesma denúncia contra ele.

“Até a Ammas e o Mais Vertentes publicarem um fato isolado que aconteceu na minha vida, eu não era candidato não”, justifica ele. “Mas agora eu sou candidato, porque eu tô achando muito, assim, escusa esta situação”, complementa.

Stefanio afirma que quem vinha pedindo aos demais vereadores que votassem nele era o prefeito Nivaldo: “O prefeito queria que eu fosse o candidato. Tanto é que eu não pedi nenhum voto para nenhum vereador. Quem pediu para os vereadores que me escolhessem foi o próprio prefeito, certo?”.

Violência doméstica

O vereador ressaltou que sua condenação pro violência doméstica foi um ato isolado, pelo qual ele já pagou a pena estipulada pela Justiça. E garante, inclusive, que os vereadores que votam nele não mudarão de posicionamento por causa da denúncia de publicizada recentemente, após o Judiciário retirar o segredo de justiça do processo transitado e julgado.

“(…) Mas os vereadores que escolheram votar em mim não vão mudar o posicionamento por causa disso, não. Lá está escrito, está bem claro lá: o que eu tinha que receber de punição eu já recebi. Lá não consta que eu sou… que eu cometo o ato todo dia toda hora, não. Lá foi 2013, para você ver que, em 51 anos, eu cometi um ato desse. Então, eu não aceito a AMMAS e a Mais Vertentes quererem pôr o Igor de volta aqui, tentando denegrir minha imagem. Agora eu sou candidato”, sustenta.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

O que diz Igor Sandim

O atual presidente da Câmara de São João del-Rei, Igor Sandim (Pode), também confirma sua pré-candidatura à reeleição para o cargo. “Eu conversei com alguns colegas e, neste momento, sou sim pré-candidato. E o que tenho a oferecer é meu trabalho, é minha honestidade, é minha disposição de lutar pelo que é melhor para a população de São João del-Rei”, afirma.

Sandim rebate as acusações de Stefanio, elencando o histórico de sua participação independente à frente do cargo que ocupa. Como exemplo, ele cita seu posicionamento em relação à CPI da Damae, prejudicial à administração Nivaldo, que foi votada duas vezes. “Em uma vez, eu fiz a proposta e na outra, votei favorável”, afirma.

O vereador cita também suas investigações acerca da prática da prefeitura de colocar asfalto em cima de asfalto, tão criticada pela população. “Eu até judicializei esta denúncia”, relembra. Sandim reafirma que não tem arestas com o governo, mas garante que seu compromisso é com a cidade, com a população. “O que for bom para São João del-Rei sempre terá meu apoio, mas não sou dá base do governo”, reafirma.

Ele disse que entende o nervosismo do vereador Stefanio, ressalta que nada tem contra ele admite que sempre se deu bem com o colega, embora em campo exposto. “Quando ele se acalmar, verá que está sendo injusto comigo. Meu mandato se pauta pelo interesse da cidade”, alega.

O presidente da Câmara acrescenta que nunca foi condizente com a prática de trocar cargos por apoio político. “Eu nunca tive cargos na Prefeitura. Nem agora e nem na época do Helvécio [Helvécio Luiz Reis, ex-prefeito de São João del-Rei de 2013 a 2016], no meu primeiro mandato”, conclui.

Demais envolvidos

A reportagem do Notícias Gerais não conseguiu entrar em contato com o ex-vereador Altamir Zanetti (DEM), também citado no áudio. O portal segue disponível a ouví-lo.

A Ammas/del-Rei também foi convidada a se manifestar contra as acusações do vereador Stefânio. Por meio de nota, a direção da associação avalia que “chegamos ao absurdo que (é) um vereador condenado pela Justiça por agredir fisicamente a própria esposa e que enrola no Supremo Tribunal Federal para não cumprir a pena dada pela Justiça até prescrever ter a pachorra de achar que tem o direito de querer agredir moralmente os dois advogados que compõem a Diretoria da Ammas/del-Rei, chamando-os de ‘incompetentes demais para serem advogados'”.

É apontado ainda que os profissionais mencionados são “advogados, formados, pós-graduados, sendo que o presidente da Associação é, inclusive, autor de livros da área e professor, possuem grande competência em suas profissões e enorme prestígio nas Diretoria das Subseções as quais são inscritos”. Reforçam ainda que ambos têm “ficha completamente limpa, não possuindo sequer qualquer processo de improbidade administrativa ou criminal que macule suas honras”.

Em outro trecho, sinalizam que, “apesar de (Stefânio) se gabar que é estudante de Direito, poderá ter sua inscrição na OAB indeferida, porque a Ordem dos Advogados do Brasil entende categoricamente que condenados na Lei Maria da Penha não são idôneos para serem advogados”.

Sobre o caso específico do vice-presidente da Associação de Moradores, Mauro, que foi citado durante a entrevista; a nota da Ammas/del-Rei defende que ele, que é mestrando na UFJF, “não reverbera fatos concernentes ao vereador Stefânio porque a mesma (ex-noiva) trabalha na Câmara dos Vereadores, mas sim porque, tanto ele (Mauro) quanto os ‘advogados incompetentes’ não querem o vereador Stefânio no cargo de presidente da Câmara não por serem ‘fofoqueiros’, mas sim sabemos que o vereador é um grande puxa-saco do prefeito e fará de tudo para que a Câmara seja um puxadinho do Executivo, impedindo a devida fiscalização”.

“O áudio do prefeito Nivaldo de Andrade com a futura vereadora Mara só reforça a ideia de que Câmara e Executivo ficarão alinhados nos próximos 4 anos, impedindo situações importantes para a cidade como a CPI do Damae que V. Exa. barrou na qualidade de vice-presidente”, completa o texto, enviado à equipe de reportagem do Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui