Início Gerais Política ELEIÇÕES 2020: CONFIRA OS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE...

ELEIÇÕES 2020: CONFIRA OS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BARBACENA

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

No último domingo (27), teve início o período de campanha eleitoral para o pleito de 2020, no qual os cidadãos escolherão os seus representantes na Câmara dos Vereadores e Prefeitura das respectivas cidades. Em Barbacena, conforme o Notícias Geraispublicou, nove nomes concorrem pela administração municipal.

Confira abaixo os principais tópicos dos programas de governo dos interessados em assumir a Prefeitura de Barbacena a partir de janeiro de 2021. Os nomes estão em ordem alfabética e os planos foram retirados da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Amarílio Andrade – PSD – 55

Foto: TSE / divulgação

O plano de governo de Amarílio Andrade, candidato pela coligação “Juntos Faremos Mais!”, apresenta a proposta de assegurar uma gestão transparente e indica o interesse de promover parcerias com setores privados para atrair investimentos para a cidade.

No campo da educação, a chapa – que conta com o nome da atual vereadora Joanna Bias Fortes (PDT) como candidata a vice-prefeita – defende a implementação de um calendário escolar voltado à realidade local, com a finalidade de diminuir a evasão escolar. Para a saúde, o programa propõe revitalizar e equipar postos de saúde.

Há também propostas direcionadas para a área do meio ambiente: elas incluem a implantação de uma reserva que viria a ser utilizada pela população como parque municipal. O candidato ainda planeja fortalecer a Secretaria de Defesa Social e garantir uma melhor mobilidade urbana.

Confira o programa na íntegra de Amarílio Andrade.

Bonifácio Andrada Neto – DEM – 25

Foto: TSE / divulgação

Membro da coligação Força do Povo, Andrada Neto apresenta a meta de criar um mercado municipal com prioridade no seu plano de governo. Também afirma que aplicará um rígido controle financeiro e orçamentário na administração pública do Executivo local.

O candidato ainda propõe a implementação do programa “Cidade Digital”, que visa ampliar o acesso dos cidadãos a internet. O programa também planeja fortalecer os empresários locais e atrair novos investimentos, com a finalidade de fomentar a economia para a criação de novos empregos.

Bonifácio Andrada Neto forma uma chapa com o atual vereador, Ilson Tererê (Avante). O documento assinado por eles, ainda consta uma ampliação da participação popular.

Confira o programa na íntegra de Bonifácio Neto.

Carlos Du – MDB – 15

Foto: TSE / divulgação

Candidato pela coligação “Avança Barbacena”, Carlos Du (MDB) propõe desburocratizar os processos administrativos e atualizar a legislação municipal. Além disso, pretende ampliar o diálogo com os cidadãos barbacenenses.

Du ainda prevê parcerias com a população e investidores privados para transformações urbanísticas, melhorias sociais e valorizações ambientais. Também há a proposta de regulamentar imóveis que atualmente se encontram em situação irregular.

O turismo também está presente no plano de governo do candidato: são previstos incentivos fiscais para aqueles que estão propensos ao desenvolvimento de atividades ligados a área. Outras propostas do candidato – que tem o nome de Aloísio Dias (MDB) como candidato a vice – envolvem a ampliação do tratamento de esgoto e melhorias na iluminação pública com enfoque em áreas rurais e periféricas.

Confira o programa na íntegra de Carlos Dú.

Carlos Roberto Kikito – PV – 43

Foto: TSE / divulgação

A proposta de governo de Kikito (PV) inclui o fortalecimento do Distrito Ecológico de Pinheiro Grosso, e defende a arborização da cidade. O candidato – membro da coligação “Juntos Somos a Mudança”, juntamente com a candidata a vice-prefeita, Gracia Araújo – propõe criar um Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Econômico de Barbacena, com o objetivo de melhorar as condições sociais e econômicas da população.

O plano ainda prevê a criação de projetos culturais, entre eles a implementação do projeto “Centro de Todos”, cuja finalidade é promover eventos e apresentações culturais em diferentes pontos da cidade.

Carlos Roberto Kikito também promete incentivar o produtor rural local, em especial a agricultura orgânica. A construção, reforma e ampliação de prédios escolares também faz parte de suas propostas, assim como a implementação de um programa de iniciação desportiva e a reabertura de escolas fechadas por governos anteriores.

Confira o programa na íntegra de Kikito.

Dr. Edson Rezende – PT – 13

Foto: TSE / divulgação

O plano de governo de Rezende é dividido em 14 pontos principais que visam compreender os setores econômicos, sociais, culturais e ambientais. Entre suas promessas, o candidato pretende repassar integralmente os incentivos federais aos prestadores de serviços hospitalares e também garantir a humanização do atendimento na rede de saúde pública.

Em relação a cultura, o programa propõe a transformação de escolas desativadas em centros culturais, e também planeja apoiar o artesanato barbacenense. No item ‘educação’, o candidato, que é acompanhado pelo candidato a vice, Cesar Medeiros (PT), prevê modificar as estruturas de escolas para promover melhorias na acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências físicas.

O plano defende ainda a reativação do Conselho Municipal da Juventude a fim de ouvir os jovens e suas demandas. Também é previsto a implantação de posto de vigilância nos distritos e a realização de concursos públicos para cargos administrativos.

Confira o programa na íntegra de Edson Rezende.

Marli Gava – PSL – 17

Foto: TSE / divulgação

Candidata a prefeita pelo PSL, Marli Gava propõe em seu plano de governo a implementação de serviços psicossociais e informa que pretende fazer parcerias com centros acadêmicos para atingir essa meta. Suas propostas também envolvem a ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O programa defende a criação de uma diretoria para a proteção animal e também que ocorra um aumento das campanhas de castração dos animais. Na educação, a candidata, que é acompanhada pelo Coronel Newton Cruz (PSL) como candidato a vice-prefeito, aponta que planeja implantar um rede de escolas cívicos-militares na cidade. Já sobre o quesito cultural, há planos para a construção de um memorial aos mortos, bem como um centro de convenções.

A criação de cooperativas e de selos de qualidade para produtos da região é apontado como meio de fortalecer a agricultura local.

Confira o programa na íntegra de Marli.

Martim Andrada – PTC – 36

Foto: TSE / divulgação

Candidato da coligação “Barbacena Mais Feliz”, Martim Andrada (PTC) propõe descentralizar os serviços públicos e estabelecer parcerias com o governo estadual e federal para a implementação de projetos. Ele tem o fisioterapeuta Tiago do Prado (PTC) como candidato a vice-prefeito.

No campo da economia, o programa de Martim propõe incentivar o cooperativismo e o empreendedorismo da cidade. Sobre a infraestrutura da cidade, Andrada pretende revitalizar o Parque de Exposições e instalar painéis de energia solar em repartições públicas e escolas municipais. Ampliar a rede de transporte coletivo e melhorar a qualidade da rede de água e esgoto também fazem parte do plano.

Entre as propostas apresentadas há a promessa de investir em melhorias nas estradas da zona rural e resgatar o programa “Jovem Aprendiz Rural”. O candidato ainda prevê a implementação de órgãos administrativos da Prefeitura de Barbacena em áreas afastadas do centro urbano.

Confira o programa na íntegra de Martim.

Pedrinho do Vale – PTB – 14

Foto: TSE / divulgação

O candidato da coligação “Barbacena Vale Mais” promete expandir a participação da sociedade civil na política do município. O programa de Pedrinho do Vale (PTB) também pretende ampliar a alimentação escolar, visando cuidar do estudante. A candidata a vice-prefeita é a professora Mônica Ferreira (PTB).

Na saúde, o candidato tem planos para informatizar todas as unidades de sistema de saúde do município e propõe a implantação de farmácias públicas em Barbacena. Na área da cultura, o documento elenca que visa a valorização das escolas de samba e blocos da cidade, além disso pretende criar um teatro municipal. 

Para o saneamento básico, Pedrinho planeja montar um consórcio público para o tratamento de resíduos sólidos e expandir a rede de esgoto para todas as regiões da cidade. Na área do esporte, o programa prevê a participação de profissionais de educação física nas academias ao ar livre. Também visa a criação de uma escola de futebol, e outros esportes, para crianças e adolescentes.

Confira o programa na íntegra de Pedrinho.

Wando Robson – CIDADANIA – 23

Foto: TSE / divulgação

O programa de governo de Wando Robson – membro da coligação “Unidos por Barbacena” – afirma que irá encaminhar a Câmara Municipal uma proposta para congelar o IPTU por quatro anos. O candidato ainda pretende implementar uma iniciativa para a regulamentação fundiária.

Na área da educação, o que se destaca é o plano para a construção de uma escola municipal no bairro Nova Cidade. Robson também pretende distribuir gratuitamente materiais escolares e implementar atividades extracurriculares nas instituições de ensino. Outros planos do candidato a prefeito, que tem a professora Meire Soares (Podemos) como candidata a vice, incluem investimentos nas bibliotecas e geração de vagas em creches.

Entre as propostas relacionadas à segurança pública, há a promessa de aumentar a quantidade de guardas municipais. Em seu programa de governo o candidato cita ainda que planeja a construção de um estágio de futebol e de uma usina fotovoltaica. Ele afirma que tentará viabilizar estes projetos através de parcerias com a iniciativa privada. 

Confira o programa na íntegra de Wando.

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui