Início Gerais Política ELEIÇÕES 2020: PT DE PRADOS INVESTE EM CANDIDATURAS FEMININAS

ELEIÇÕES 2020: PT DE PRADOS INVESTE EM CANDIDATURAS FEMININAS

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Nos últimos anos, a participação das mulheres na política vem se mostrando cada vez mais expressiva. Contudo, ainda há uma sub-representação feminina no poder Legislativo e no Executivo do país. Apesar de existir uma lei aprovada em 2019 que estabelece uma cota de 30% para as candidaturas femininas, a baixa participação das mulheres nesta área ainda é visível.

Na tentativa de modificar esse cenário, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Prados optou por lançar mais candidaturas femininas do que masculinas ao cargo de vereador: dos 13 candidatos lançados pelo partido, sete são mulheres.

Imagem: reprodução / rede social

“Foi uma ideia minha de valorização e empoderamento da mulher, uma provocação para que as mulheres ocupem os lugares conquistados. E o partido tem um papel importante nessa provocação” afirma José Diniz, presidente do PT de Prados, ao ser perguntado pelo Notícias Gerais sobre como surgiu essa iniciativa. 

Algumas candidatas se disseram surpresas quando foram comunicadas sobre os planos do partido: “eu sabia que o objetivo era ter muitas mulheres, mas dessa forma, não imaginava” revela Lenisa Teixeira. “Se tornou um marco histórico na política da nossa cidade e talvez região”, completa.

Outra candidata que demonstrou espanto foi Rosilene da Conceição: “A princípio não acreditava, mas logo fomos vendo o interesse enorme!” conta a candidata, que ainda acrescenta: “achei excelente, pois todas se mostram unidas e engajadas… com isso nos sentimos mais fortes e ainda mais determinadas”.

Dilma Fonseca também considerou a iniciativa inesperada: “fomos nos unindo e incentivando outras a entrar (…). Temos mulheres muito capazes concorrendo nessa eleição… todas muito politizadas e com grande interesse em fazer a diferença”, finaliza.

Questionadas sobre se sentem receio do machismo na política, as candidatas apresentaram visões diferentes: “acho que não será fácil, mas temos que nos fazer ser ouvidas” declara Lenisa.

Já Rosilene acredita que “hoje não teremos dificuldades por causa de gênero (…). As mulheres se mostram cada dia mais independentes e capazes”. Dilma, por sua vez, indica que “ainda temos um caminho grande pela frente”.

Números femininos no pleito de 2020 em Prados

Apesar da iniciativa do Partido dos Trabalhadores, a situação política de Prados ainda está longe da ideal em termos de igualdade entre os gêneros.

Durante as eleições municipais de 2020, o município não possui nenhuma candidatura feminina aos cargos do Executivo, conforme publicado pelo NG. As mulheres também são minoria na disputa pelas cadeiras na Câmara dos Vereadores: dos 41 candidatos registrados pelo Tribunal Superior eleitoral, 16 são mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui