Início Gerais ESTADO JÁ RECOLHEU 206 RESPIRADORES MECÂNICOS PARA TRATAMENTO DE INFECTADOS PELA COVID-19

ESTADO JÁ RECOLHEU 206 RESPIRADORES MECÂNICOS PARA TRATAMENTO DE INFECTADOS PELA COVID-19

Foto: Alexandre Scotti

Agência Minas

O Governo de Minas Gerais já recebeu 206 respiradores mecânicos que estavam em desuso, em hospitais públicos e particulares do estado. O objetivo é reformar os equipamentos recolhidos, para que possam auxiliar no tratamento à Covid-19. A busca dos aparelhos é comandada pela Polícia Militar, que já visitou 290 estabelecimentos de Saúde até o momento.

Conforme o chefe do Estado-Maior da corporação, coronel Marcelo Fernandes, devem ser vistoriados, ao todo, 989 centros médicos. “A operação deve ser mantida durante todo o período de crise”, assegurou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (8/4), em Belo Horizonte.

Também participaram do evento o secretário adjunto de Saúde (SES-MG), Marcelo Cabral Tavares, o subsecretário de Serviços Compartilhados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Matias, e o diretor regional do Sesi/Senai, Christiano Leal.

Ação

A busca pelos respiradores em diferentes municípios mineiros começou no dia 3/4. A Polícia Militar está trazendo os equipamentos para Belo Horizonte, onde será feita a manutenção. Após o conserto, eles serão devolvidos às unidades de Saúde de origem.  

O secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral Tavares, reforçou que o objetivo da ação é reestruturar a rede de Saúde para o enfrentamento à pandemia. Tavares destaca que, embora o epicentro de casos atual seja Belo Horizonte, é preciso olhar para o estado como um todo e avaliar a situação utilizando critérios assistenciais, para que haja condições de atender a toda a população mineira. “Queremos trabalhar sempre nos antecipando ao evento, avaliando toda a estrutura da rede e fazendo o necessário para que ela esteja pronta para atender à demanda”, afirmou.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) há, em Minas Gerais, um total de 5.964 respiradores. Desses, estima-se que pelo menos 373 estejam fora de uso. O diretor regional do Sesi/Senai, Christiano Leal, explicou que o papel da instituição é fazer a manutenção dos equipamentos que estão com problemas. “Hoje nós já recebemos cerca de 18 respiradores e concluímos a reestruturação de três. Outros estão sendo calibrados e consertados”, detalhou .

Coube à Seplag fazer a articulação entre o Estado e o grupo de profissionais da indústria que se voluntariaram para prestar apoio na estratégia de reparo dos respiradores.

“Em Minas Gerais, além do Senai, contamos também com a parceria da Fiat e da ArcelorMittal. Atualmente, são 18 engenheiros da Fiat, devidamente treinados pela própria empresa, e mais 12 profissionais da ArcelorMittal e do Senai, trabalhando para a manutenção desses equipamentos”, afirmou o subsecretário de Serviços Compartilhados da pasta, Rodrigo Matias.

As empresas estão fazendo o processo de manutenção sem custo, e as unidades de Saúde que entregaram o aparelho para reparação não terão que pagar nada por isso, como frisou Matias. Ele destacou, ainda, que levando em consideração a evolução dos quadros clínicos, estima-se que cada equipamento possa ser utilizado por até dez pacientes. “A expectativa é de que, ainda hoje, já tenhamos 220 equipamentos. Se reparados na sua totalidade, podem contribuir para salvar, no mínimo, 2,2 mil vidas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui