Início Opinião Entrevistas “EU ADORO FAZER PÃO DE QUEIJO”, DIZ MORADORA DE SÃO TIAGO; CONFIRA...

“EU ADORO FAZER PÃO DE QUEIJO”, DIZ MORADORA DE SÃO TIAGO; CONFIRA A RECEITA

Foto: arquivo

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

Nesta segunda (17), é celebrado, no Brasil, o dia de um símbolo da cozinha mineira: o pão de queijo. Pensando nisso, o Notícias Gerais convidou a Luciane Lopes, moradora de São Tiago, que tem uma história com essa quitanda e divide com os leitores a receita da sua família.

Casada há 30 anos, Luciane tem três filhos, quatro netos e revela que a tradição de fazer pão de queijo é familiar: a mãe e a avó já se dedicavam ao preparo do quitute. “O dia de fazer biscoito e pão de queijo parecia uma cerimônia… era a alegria da casa!”, lembra.

Ela se recorda que, quando teve a iniciativa de aprender a receita, aos 13 anos, foi motivada pela família, mas admite que, na primeira vez, o resultado não foi o esperado. “Ficou duro, não cresceu… não ficou bom. Minha mãe chegou a ficar preocupada com o desperdício, mas meu pai, não. Ele falava: ‘deixa a menina! Ela está aprendendo!”. Aquilo foi fundamental, na visão dela, para aprimorar as técnicas e, hoje, “apresentar um pão de queijo bonito e saboroso para a família”.

Foto: arquivo pessoal

Para Luciane, não tem hora nem lugar para consumir pão de queijo: “no café da manhã, numa festa… ele puro ou mesmo com recheio, ele é sempre muito bem vindo!”, acredita.

Segundo ela, não há segredo para fazer um bom pão de queijo. No entanto, Luciane cita alguns elementos que fazem a diferença para a iguaria ficar mais gostosa: “usar banha de porco para amassar e enrolar; fazer escaldo separadamente, um com leite e outro com a banha; os ovos caipira e o amor – quando você prepara com amor, ele faz a diferença”.

Presença marcante no dia-a-dia

Ela conta que faz pão de queijo apenas para consumo próprio da família – seja no final da tarde, quando chegam do trabalho, seja no início do dia, para o café da manhã.

Além disso, aponta que a tradição já tem adeptos nas novas gerações da família: “eu tenho um netinho que já fala ‘vovó, vamos fazer pão de queijo. Gasta três ovos, né?’ As vezes, eu nem pensei em fazer ainda e ele já fala que vai quebrar os ovos para a receita. Coloco os netos também para enrolar e eles ainda carregam em sacolinhas’”.

“Hoje eu faço na casa da minha mãe, faço junto com meus netos e também já fiz no meu serviço”, expõe ela, que trabalha na unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais( APAE) em São Tiago.

“Eu tenho muito prazer em fazer o pão de queijo… é a minha quitanda preferida. Acho fácil, rapidinho a gente faz.”

– afirma Luciane Lopes, moradora de São Tiago.

Confira a receita

Abaixo você pode ler, primeiramente, os ingredientes e, em seguida, o modo de preparo.

Ingredientes

1 kg de polvilho

1 concha de banha de porco para escaldo

2 conchas de leite para escaldo

3 ovos caipira

1 colher rasa de sal

1 queijo pequeno meia cura ralado

Modo de preparo

Em uma vasilha coloque o polvilho, o sal e sove bem. Esquente a banha e faça o escaldo. Ferva  as duas conchas de leite e faça outro escaldo. Misture e acrescente os ovos e amasse.

Em seguida coloque o queijo ralado. Unte as mãos e enrole os pães. Leve ao forno na temperatura de aproximadamente 170 graus, deixe até que cresçam e ganhem cor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui