Início Trabalho Vagas GOVERNO DE MINAS CONTRATA 40 PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO COMITÊ PRÓ-BRUMADINHO

GOVERNO DE MINAS CONTRATA 40 PROFISSIONAIS PARA ATUAR NO COMITÊ PRÓ-BRUMADINHO

Agência Minas

Governo de Minas divulgou edital destinado à abertura de processo seletivo público simplificado para contratação temporária de 40 profissionais de nível médio e superior, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As inscrições gratuitas podem ser feitas até sexta-feira (19/6), neste link.

Os selecionados vão atuar no Comitê Gestor Pró-Brumadinho, desempenhando funções ligadas à análise de processos e à avaliação de impactos ambientais decorrentes do rompimento de barragem da Vale S.A. no município, em 2019. 

Resultado de acordo celebrado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a mineradora, o processo seletivo público simplificado tem como objetivo ampliar a estrutura do Estado para análise dos processos reparatórios e definição de compensações ambientais aos danos provocados pela Vale S.A. após o rompimento da Barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão, construída pelo método de alteamento a montante. 

“Essa contratação temporária veio para fortalecer o trabalho técnico, permitindo ao Governo dar um retorno para a sociedade de forma mais eficiente e dinâmica”, explica a gerente de Recuperação Ambiental Integrada da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Luciana Eler França.

O contrato terá duração de seis meses, a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogado pelo período necessário à superação da situação de emergência, desde que o prazo da prorrogação não ultrapasse a data 26/6/2022. Os recursos para o pagamento dos profissionais contratados serão custeados pela Vale S.A.

Etapas do processo seletivo

CANDIDATURA e HABILITAÇÃO – o candidato deve preencher informações pessoais e dados curriculares em formulário eletrônico e anexar a documentação listada no edital.

ANÁLISE de CURRÍCULO e TÍTULOS – para verificação das informações prestadas relativas à experiência acadêmica e profissional, em conformidade com as atribuições da vaga.

ENTREVISTA – entrevista pessoal com os selecionados nas etapas anteriores em busca de informações sobre sua trajetória profissional.

Caso necessário, em razão da pandemia de covid-19, as entrevistas podem ser realizadas por meio de videoconferência. Local, data e horário serão informados aos candidatos pelo e-mail indicado no cadastro, além de serem publicados em página específica no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Oportunidades

As vagas são oferecidas de forma segmentada por órgão/entidade para atuação exclusiva nas ações de recuperação ambiental de Brumadinho. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad):

Gestor Ambiental: Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Agronomia, Ciências Biológicas, Ecologia, Sociologia, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia de Minas, Geologia, Engenharia Geológica.

Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam):

Analista Ambiental: Engenharia Geológica, Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental Sanitária, Geografia, Engenharia Agronômica, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenharia Química, Química.

Instituto Estadual de Florestas (IEF):

Analista Ambiental: Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas/Bacharelado, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Agronomia, Geografia, Gestão Ambiental, Técnico Ambiental – curso de nível médio completo.

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam): 

Analista Ambiental: Estatística, Engenharia Química, Química, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia Geológica, Geologia, Engenharia de Minas, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Biologia.

Demais informações e orientações sobre o processo podem ser obtidas pelo e-mail edital.brumadinho@meioambiente.mg.gov.brClique aqui para ter acesso ao edital na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui