Início Cultura Agenda GRUPO TEATRAL APRESENTA LENDAS DE SÃO JOÃO DEL-REI NAS RUAS DO CENTRO...

GRUPO TEATRAL APRESENTA LENDAS DE SÃO JOÃO DEL-REI NAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO

A primeira apresentação do grupo teatral Lendas São Joanenses deste ano foi no dia 18/1. (Imagem: Marcos Luan/Divulgação)

Por Kamila Amaral
Especial para o Notícias Gerais

Não é em qualquer cidade do mundo que você pode ouvir uma senhora, chamada Jacinta, contar a história de como mandou que um de seus empregados matasse uma escrava por quem o marido se encantou. 

São João del-Rei, no entanto, não é qualquer cidade. Aqui, talento, originalidade e cultura se unem de diversas maneiras. Uma delas se deu na forma do grupo teatral Lendas São Joanenses. 

O grupo se apresenta, mensalmente, nas ruas do centro histórico da cidade, encenando as lendas escritas no obra “Contam que…”, do autor são joanense, Lincoln de Souza. 

Os idealizadores e coordenadores do projeto, Jadir Silva e Cristóvão Vitalino, explicam que o Lendas São Joanenses surgiu de um curso do qual ambos participaram em 2006. Já a primeira apresentação do grupo ocorreu em junho de 2007 e, desde então, eles se apresentam regularmente. 

Segundo seus próprios criadores, o objetivo do Lendas é o resgate desse patrimônio imaterial que a cidade tem. “Nós não sentamos para conversar e contar histórias, o objetivo é passar essas lendas”, afirma Silva. 

O público prestigia a apresentação do Lendas São Joanenses, sempre a noite, no centro histórico
de São João del-Rei. (Imagem: Marcos Luan/Divulgação)

A evolução do Lendas

Eles contam também como o grupo evoluiu nesses quase 13 anos de existência. A começar pelo trajeto que, no início, saía da Praça da Estação, passava pelo Teatro Municipal, Praça dos Expedicionários, Largo São Francisco, Igreja do Rosário, Rua Santo Antônio, Matriz do Pilar, Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Largo do Carmo e terminava no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.  

“Com o passar do tempo a gente foi diminuindo esse percurso, por causa do trânsito, por questão de segurança. Hoje começamos em frente a Igreja do Rosário e terminamos na Matriz do Pilar, mas a quantidade de lendas apresentadas continua a mesma”, conta Vitalino. 

O grupo apresenta de seis à sete lendas por espetáculo. Assim, como há um revezamento entre as doze lendas presentes do livro “Contam que…”, de Lincoln de Souza, os espectadores do Lendas apreciam sempre um novo espetáculo.

O número de integrantes do grupo também foi mudando ao longo dos anos. No início, eles contavam apenas com uma atriz, que interpretava todos os papéis femininos, e o idealizador Jadir Silva, que se fez ator, para dar vida aos personagens masculinos das lendas. Hoje, o grupo conta com 16 componentes, entre atores, coordenadores e equipe de apoio. 

Os coordenadores estimam que cerca de 50 pessoas já passaram pelo Lendas São Joanenses em todos esses anos. 

Qualidade teatral

Vitalino, um dos coordenadores, ressalta também a evolução da qualidade das apresentações. “Nós temos atores formados na universidade, atores que dão aula de teatro, enfim, a qualidade profissional do pessoal também cresceu”, conta. 

Essa capacitação dos atores não impacta somente na qualidade teatral do espetáculo, mas também traz novas ideias  inspirações para o projeto. ”Eles buscam dar um novo contexto as lendas, mostrando a cada apresentação o ponto de vista de um dos personagens dessas histórias”, afirma Silva. 

O coordenador lembra também da atenção e do cuidado que o grupo tem para com os moradores e os demais eventos e acontecimentos da cidade. “Não tentamos competir com nada. Se tem um casamento no horário da apresentação a gente chega pro lado e abaixa o som”, explica Silva.

Serviço:

As apresentações do Lendas São Joanense sempre tem início em frente a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. O espetáculo tem início às 20h e a venda de ingressos acontece no local meia hora antes da apresentação. O ingresso custa R$25. A próxima apresentação do Lendas São Joanenses será no sábado, 21 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui