Início Gerais Cotidiano IF SUDESTE MG LANÇA PROGRAMA PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

IF SUDESTE MG LANÇA PROGRAMA PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Foto: Arthur Raposo Gomes / arquivo

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Após o recente pronunciamento do reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professor Marcelo Pereira de Andrade, sobre as aulas presenciais que não devem voltar em 2020 e o ensino remoto que ainda está em discussão, o Notícias Gerais procurou a assessoria do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para perguntar sobre a questão das aulas na instituição, que tem campi sediados em Barbacena e São João del-Rei. Por meio de nota, o IF aponta que desenvolve o “Projeto Reencontro”.

Segundo o comunicado, a iniciativa tem o objetivo de elaborar, até o final de julho, uma proposta coletiva de ações a serem implementadas nos campi da região sudeste de Minas Gerais, levando-se em conta a pandemia de Covid-19.

A intenção do projeto é “refletir sobre quando, como e em que condições será o ‘reencontro’ de alunos, servidores e colabores”, pontua o documento, que informa que o planejamento será construído com representantes da comunidade acadêmica de todas as unidades da instituição.

Além de Barbacena e São João del-Rei, o IF Sudeste MG também tem campi em Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e campus avançado em Bom Sucesso, Ubá e Cataguases.

Temas abordados

Estão sendo debatidos no plano questões como adequação do ambiente institucional, o cuidado e acompanhamento dos estudantes e a produção de material educativo de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Além disso, as atividades on-line também são parte da agenda do “Reencontro”. Será analisadas questões de conectividade, acesso à internet, bem como as capacitações de alunos e professores e as plataformas possíveis.

Também está em debate no programa, a dificuldade para reposição das aulas perdidas, de forma presencial, o possível comprometimento dos calendários e dos processos de ensino aprendizagem.

Outra preocupação citada é com danos sociais causados pela pandemia em famílias de estudantes de baixa renda e o abandono e evasão escolar. 

Atividades nos campi

As aulas – e demais atividades presenciais – nos campi do IF Sudeste MG estão suspensas a cerca de três meses e meio, desde o dia 17 de março.

Segundo nota enviada pela assessoria, grande parte dos servidores estão desempenhando o trabalho de maneira remota. A visitação aos campi do IF na região também estão impedidas, para evitar aglomeração e contágio do novo coronavírus.

No entanto, “diversos projetos nos âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão vêm sendo desenvolvidos ininterruptamente como forma de enfrentamento à pandemia”, aponta o texto da administração do IF Sudeste MG.

Auxílio aos estudantes

Para os alunos de baixa renda que se enquadram nos critérios de avaliação socioeconômica, o IF Sudeste MG está concedendo um recurso financeiro emergencial de R$ 200.

Além do benefício em dinheiro, o projeto “Educação e Cidadania” está arrecadando e doando, às famílias com maior vulnerabilidade social, kits de alimentos e itens de higiene.

Processo seletivo 2021

Uma questão que vêm preocupando estudantes do ensino fundamental é sobre o processo seletivo para ingresso nos cursos do IF em 2021, que oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Questionado pelo Notícias Gerais sobre o atual posicionamento a respeito do processo seletivo deste ano, se as provas serão mantidas em data pré-agendada, adiadas ou mesmo canceladas, o IF Sudeste MG não respondeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui