Início Cultura Agenda JORNALISMO UFSJ PROMOVE 1º SEMINÁRIO DE JORNALISMO, COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA NO...

JORNALISMO UFSJ PROMOVE 1º SEMINÁRIO DE JORNALISMO, COMUNICAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA NO TEMPO DE MÚLTIPLAS TELAS

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Tem início nesta terça (30), às 18h30, o “1º Seminário Jornalismo, Comunicação e Cultura Contemporânea no tempo de múltiplas telas”, do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ. 

O evento, promovido pelo Departamento de Comunicação Social juntamente com o Centro Acadêmico do curso, tem como objetivo promover um debate sobre as questões que envolvem a prática da profissão, a comunicação social e a sociedade em tempos de Covid-19. 

Em tempos de isolamento social, o seminário será realizado em “modo live”. Ao todo, serão 25 lives em 14 dias de evento. Na primeiro noite, o tema será “Questões do Jornalismo em tempos de pandemia”. Participam deste debate a jornalista e diretora-executiva do Notícias Gerais, Najla Passos, e a coordenadora do sindicato dos jornalistas profissionais do DF, Juliana Cezar Nunes.

Além da prática do jornalismo durante a pandemia, serão abordados diversos outros temas como, por exemplo, Jornalismo Político em tempos sombrios; Corpos, gêneros e sexualidades em tempos de pandemia; Jornalismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade e outros.

A demanda para o seminário surgiu dos próprios alunos do curso. Em uma reunião aberta para debater a possibilidade de ensino remoto no Jornalismo – UFSJ, a maioria dos estudantes se posicionou contra esta modalidade de ensino, devido às especificidades do curso, mas se mostrou interessada em manter contato com professores e colegas para debater a prática jornalística durante a pandemia. 

“A pandemia, quando começou, levantou muito essa questão de qual serviço é essencial e qual não é. Ficou claro que o trabalho do jornalista é um serviço essencial. Os jornalistas, apesar da quarentena e do isolamento, continuaram saindo na rua, se expondo ao contágio, se expondo a violência”, afirma um dos membros do Centro Acadêmico do curso de Comunicação Social –  Jornalismo (CaCos), da UFSJ, Rafael Oliveira.

O estudante acredita que a crise sanitária acirrou ainda mais problemas já existentes na sociedade brasileira, como a polarização e a desigualdade. “A gente quis criar esse espaço para os alunos do curso, dentro de suas casas, sem nenhuma obrigação curricular (…) se encontrarem, estarem juntos e conversar esses temas que são importantes para nossas vidas enquanto jornalista e enquanto cidadãos também”, finaliza Oliveira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui