Início Gerais Cotidiano LABORATÓRIO DA UNIMED SÃO JOÃO DEL-REI É APROVADO PARA TESTES DE COVID-19

LABORATÓRIO DA UNIMED SÃO JOÃO DEL-REI É APROVADO PARA TESTES DE COVID-19

Foto: Unimed São João del-Rei

Assessoria de Comunicação
Unimed/SJDR

Dentre os quase 400 laboratórios acreditados pelo Sistema Nacional de Acreditação – DICQ, vinculado ao Programa Nacional de Controle de Qualidade, apenas 80 em todo país passaram pelo processo de controle externo dos exames para Covid-19, realizados pela metodologia de imunocromatografia. Destes, apenas 50, quantidade que corresponde a 62% dos laboratórios, acertaram todos os quatro resultados enviados para checar o processo de realização do exame.

O serviço, oferecido pela Unimed a beneficiários dos planos, clientes particular, convênios e empresas, está entre os Laboratórios que acertaram todos os resultados das amostras.  Tal reconhecimento confere credibilidade na realização de exames desta natureza, que buscam avaliar a infecção por doenças, a exemplo da causada pelo novo coronavírus.

Todos os laboratórios acreditados devem fazer controles internos e externos dos exames que se propõem a realizar. No controle interno se busca a precisão analítica e é feito por meio de amostras com valores de referência pré-estabelecidos. Tudo para que o laboratório tenha mais qualidade nas análises clínicas.

No controle externo, o objetivo é alcançar exatidão nos processos analítico e pós-analítico. Antes de serem analisadas, as amostras encaminhadas aos laboratórios passam por um rigoroso processo de preparação. E, após os resultados serem processados, da mesma forma que são feitos nos pacientes, estes laudos são enviados e avaliados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Por fim, o laboratório recebe sua avaliação, com o intuito de tomar medidas necessárias para o controle da qualidade.

Acreditação DICQ

A certificação, através da DICQ ou de qualquer outra instituição, não é um processo obrigatório para os laboratórios de análises clínicas. Entretanto, confere credibilidade aos serviços, através da acreditação da qualidade. O Laboratório da Unimed São João del Rei é certificado desde 2017 e, anualmente, é auditado para checar a continuidade dos processos, que visam oferecer os melhores serviços.

A auditoria, necessária para a acreditação, avalia diversos aspectos, entre eles, o atendimento aos clientes, a execução de exames e a funcionalidade dos equipamentos. Essa conquista mostra, além da competência técnica e estrutural do setor, o empenho e responsabilidade para oferecer o melhor serviço a seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui