Início Gerais Cotidiano LABORATÓRIO DE BARBACENA E CARANDAÍ DISPONIBILIZA TESTE RÁPIDO PARA COVID-19; RESULTADOS SAEM...

LABORATÓRIO DE BARBACENA E CARANDAÍ DISPONIBILIZA TESTE RÁPIDO PARA COVID-19; RESULTADOS SAEM NO MESMO DIA

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

O Laboratório São Lucas, de Barbacena e Carandaí, já disponibiliza teste rápido para Covid-19. A análise é feita por meio da coleta de sangue da pessoa com suspeita da doença e o resultado fica disponível no mesmo dia. No entanto, os exames já estão esgotando e a próxima remessa só estará disponível na segunda quinzena do mês.

De acordo com Gabriela Rodrigues, funcionária do laboratório, para fazer o teste, a pessoa precisa apresentar – no mínimo – 10 dias de sintomas. Isso porque a análise é feita pela “dosagem de anticorpo, para saber se a pessoa teve o contato com o vírus, se ela já está reagindo contra ele. É o anticorpo que o corpo dela está criando para combater esse vírus”.

O laboratório comprou 60 testes que chegaram nesta quarta-feira (1) e a procura no estabelecimento foi alta. Segundo Gabriela, a estimativa é de que os kits já tenham se esgotado até esta sexta (3). As próximas remessas chegam na cidade somente na segunda quinzena de abril e no mês de maio.

Além desse exame, o Covid-19 também pode ser diagnosticado pelo RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase). Nesse método, o paciente pode ter entre um e sete dias de sintomas da doença; o resultado demora seis dias úteis para chegar até o município e a coleta do material é feita com uma espécie de cotonete nas vias respiratórias.

Precauções quanto aos resultados

O teste rápido não é tão assertivo no resultado quanto o RT-PCR. De acordo com pronunciamento do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o resultado da análise “não é uma sentença que [o paciente] é negativo”, isso porque esse tipo de exame “tem um índice de sensibilidade que dá falso negativo”.

Ainda de acordo com Mandetta, o teste rápido é mais aconselhável para os profissionais de saúde que estão atuando nesse momento de crise. “Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus. Se sim, vamos tratar de um jeito. Se não, poderá retornar ao trabalho”, explica.

Formas de coleta

Para evitar aglomerações, o laboratório São Lucas está adotando duas formas de coleta do material. Uma opção é que funcionários do estabelecimento vão até a casa da pessoa e a segunda é pelo drive thru, no qual a pessoa agenda um horário, estaciona em frente ao laboratório e o exame é feito dentro do carro. Em nenhuma opção é cobrada taxa pelo serviço.

Pagamento

Para a realização do RT-PCR é necessário que o paciente tenha um pedido médico e o valor da análise é de R$332,00. Ainda que a Agência Nacional de Saúde tenha aprovado, em março, o exame no Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde, o laboratório argumenta que apenas três operadoras entraram em contato para regulamentar a situação.

Já o teste rápido custa R$ 290,00 e não tem cobertura de plano de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui