Início Cultura MARCENEIRO CONSTRÓI RÉPLICA DA TORRE DO CARMO E ENCANTA SÃO-JOANENSES

MARCENEIRO CONSTRÓI RÉPLICA DA TORRE DO CARMO E ENCANTA SÃO-JOANENSES

Durante um ano, marceneiro de São João del-Rei construiu uma réplica da torre da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Foto: reprodução.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Começou com um sino, três deles, na verdade. Uma dupla de amigos do marceneiro Jorge Gonçalves Pereira Filho comprou os sinos e chamou o profissional para consertar o cavalete em que eles foram entregues. 

“Quando eu vi o sino, eu falei assim: ‘Olha, porque reforçar esse cavalete? Vamos fazer uma torre’. Aí eles riram, duvidaram que seria possível. Trouxemos aqui para a minha marcenaria e fomos fazendo”, conta Jorge.

Durante cerca de um ano o marceneiro, com o auxílio dos amigos, foi construindo a torre aos poucos, ainda mantendo o seu trabalho regular na marcenaria.  O projeto foi financiado com recursos próprios. 

O trabalho deu resultado, nesta segunda (12) a réplica da torre da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo circulou pelas ruas do centro de São João del-Rei e foi elogiada pelos moradores. 

Apesar do sucesso do passeio, por uma questão de logística, a ideia não é realizar outras experiências como essa pelas ruas da cidade. Como a torre pode ser desmontada e remontada quantas vezes for possível, o marceneiro espera levá-la para outras partes do estado e do país, participando de eventos culturais, por exemplo, para dar visibilidade a cultura e ao patrimônio cultural de São João del-Rei. 

“Vamos estar divulgando São João del-Rei. Eu acho isso importante”, destaca o marceneiro. 

Perfil

Nascido e criado em São João del-Rei, o marceneiro e aposentado, de 61 anos, conta que começou a desenvolver trabalhos na marcenaria auxiliando o pai – que também era marceneiro – aos oito anos de idade. 

“Foi bom porque eu sobrevivi disso, criei meus três filhos com essa profissão”, lembra o profissional. 

Com a réplica da torre do Carmo finalizada, o marceneiro pretende tirar o restante de 2020 para entregar o trabalho dos clientes usuais da marcenaria. Após isso, Jorge tem planos de desenvolver outros projetos voltados para o patrimônio histórico e cultural são-joanense.

“Como sou aposentado hoje, consegui formar meus três filhos, agora posso inventar moda. Agora tenho a cabeça livre para colocar em prática algumas coisas”, revela. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui