Início Especiais MARIA LACERDA DE MOURA: A ESCRITORA, FEMINISTA, ANARQUISTA E SUA HISTÓRIA EM...

MARIA LACERDA DE MOURA: A ESCRITORA, FEMINISTA, ANARQUISTA E SUA HISTÓRIA EM BARBACENA

Imagem: reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

“Uma mulher a frente do seu tempo” – essa é uma das alcunhas mais utilizadas para descrever mulheres que, independente da época em que viveram, lutaram pela igualdade de gênero – ou quaisquer direitos da mulher, na verdade.

É uma expressão estranha e que pode ser problematizada de diversas formas, mas pode-se dizer que cabe para introduzir a escritora, anarquista e feminista, Maria Lacerda de Moura.

Moura nasceu em 1887, em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, mas, conforme conta Maria Aparecida Schumaher no livro “Dicionário mulheres do Brasil: De 1500 até a atualidade” – publicado em 2000 -, se mudou para Barbacena aos cinco anos de idade. 

Foi em Barbacena onde a escritora cresceu, estudou e se formou como professora, pela Escola Normal Municipal da cidade. Foi onde também, em 1918, assinou o seu primeiro livro “Em torno da educação”. A obra expressa o otimismo da autora, naquela época, na instrução das mulheres como característica transformadora de suas realidades. 

Movimento Sufragista

Ao lado da bióloga Bertha Lutz, Maria Lacerda de Moura fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher que, anos depois, se tornaria a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, umas das principais instituições na luta pelo direito feminino ao voto.

No entanto, já em São Paulo, Moura se distanciou do movimento sufragista e seu discurso ameno ao constatar que o direito ao voto seria um avanço pontual e beneficiaria principalmente as mulheres da elite.

Ainda em São Paulo, a escritora teve maior contato com o movimento operário e passou a atuar politicamente na causa. Mesmo afastada dos movimentos feministas de esquerda, Moura atuou durante a Revolução Constitucionalista na luta pela emancipação e direito das mulheres a educação. 

Obra

Maria Lacerda de Moura teve mais de 20 livros publicados, alguns deles publicados até na língua espanhola. Em suas obras, a autora tratou de temas como amor livre, educação, fascismo, religião e outros.

Seu último livro, “Português para os cursos comerciais”, foi publicado em 1940. A escritora morreu em 1945, aos 57 anos, no Rio de Janeiro.

Além da obra “Dicionário mulheres do Brasil: De 1500 até a atualidade”, a história de Moura foi contada, pela escritora Míriam Leite, na biografia “Outra Face do Feminismo: Maria Lacerda de Moura”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui