Início Gerais Cotidiano PERMACULTURA: GRUPO DE SJDR TROCA MUDAS, SEMENTES E TRABALHO

PERMACULTURA: GRUPO DE SJDR TROCA MUDAS, SEMENTES E TRABALHO

Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais

Criado no início deste ano, o grupo Perma-Trocaria traz para a cidade de São João del-Rei as ideias da agroecologia, permacultura e consumo sustentável de alimentos. A iniciativa de criar o grupo partiu do educomunicador Israel Campos, com o objetivo de trocar experiências, mudas, sementes e trabalho.

A palavra permacultura vem de “cultura permanente” e sua prática traz a reflexão da relação da comunidade com o ambiente em que se vive. O Notícias Gerais procurou a pesquisadora Vera Guimarães, de 28 anos e mestranda pela UFSJ para contar sobre a prática.

“A palavra permacultura vem de cultura permanente, então cabe a nós pensarmos em nossa relação com a terra, com o ambiente que a gente vive, como uma relação de cultivo permanente. (…) Toda a produção e todo o consumo (de alimentos) são ciclos fechados: o resíduo de uma atividade vai ser usado como alimento ou combustível para uma outra atividade”, afirma ela.

Vera pesquisa sobre agroecologia em seu projeto de mestrado, é uma das integrantes do grupo e coloca em prática as ideias da permacultura no cultivo de sua horta. “O resíduo do lixo orgânico da minha cozinha não vai parar em um lixão, gerar chorume e poluir o solo. Ele vai virar compostagem e adubo para fertilizar o solo, para a produção de alimentos”, explica.

Israel Campos, 34 anos, reside temporariamente em São João del-Rei. Vindo da região amazônica, onde viveu por alguns anos, conta que a ideia do grupo surgiu há um tempo, ainda na sua cidade natal. Lá, Israel ocupou um lote desativado com um grupo de amigos e durante um ano, cultivaram alimentos orgânicos no terreno.

Mas foi na Amazônia que a ideia se tornou mais forte. No Pará, o educomunicador conheceu a ideia do puxirum, com os indígenas da região. “A ideia do puxirum, mutirão indígena, é a ideia que você me ajuda na minha casa e eu te ajudo na sua. É o conceito do norte que me inspirou em fazer o grupo em São João del-Rei”, conta.

Consumo sustentável

O grupo ainda está no início, entretanto, já contribui com um consumo sustentável e consciente de alimentos na cidade. “A ideia da permacultura é isso: é você ter banana e poder trocar por abacaxi. A ideia é que a gente pegue o excedente e não desperdice ele.” comenta Sávio Oliveira, 24, integrante do grupo.

Além dos alimentos, troca-se também o trabalho na manutenção das hortas. “Acaba que vira um encontro, uma coisa social que está ligada ao fazer da terra e o cultivo das nossas hortas”, completa.

No Perma-Trocaria, o dinheiro não possui valor de troca. Para os integrantes o que se prioriza são as coisas em comum: o quintal, o serviço e o tempo. “Nada está sendo criado, estamos retomando um comportamento que era dos nossos antepassados. Na roça, por exemplo, nada é feito sozinho, tudo é feito em família” conclui Israel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui