Início Opinião Coluna PRÓXIMA TENDÊNCIA: VOCÊ SABE COMO MONTAR UM ARMÁRIO CÁPSULA, ONDE MENOS É...

PRÓXIMA TENDÊNCIA: VOCÊ SABE COMO MONTAR UM ARMÁRIO CÁPSULA, ONDE MENOS É MAIS?

Carol Oliveira *

Fazia um bom tempo que eu não comprava nada on-line e, durante essa semana, separei um dinheiro e principalmente tempo (muito tempo) pra me aventurar pelos milhares de e-commerces conhecidos e desconhecidos, que pipocam em anúncios pagos dentro das redes sociais. Pelo menos pra mim, é uma atividade obviamente prazerosa mas, ao mesmo tempo, cansativa.

Entre pesquisas de tendências, o que eu gosto e não gosto, o que cabe no meu orçamento e o que tá fora, o que eu preciso e o que é puro consumismo, muitas vezes eu chego no fim dessa saga me controlando pra não comprar, por puro impulso, um jogo americano de crochê, um porta jóias de lhama e uma agenda de 2020 que é muito bonitinha e está com um desconto ótimo. Será porque, né?

Aproveitando essa “pausa da vida real” que estamos experimentando durante esse período, selecionei um daqueles livros que estava pegando poeira na estante, com a desculpa de vou ler assim que tiver um tempinho, e a sua leitura caiu como uma luva.

Os Segredos Do Guarda-Roupa Europeu, de Anuschka Rees, é um guia prático pra nunca mais você abrir o guarda roupa e dizer que não tem nada pra vestir. Pautado no conceito de que menos é mais, e que ter estilo não significa que você precisa seguir todas as tendências mesmo não gostando delas, a psicóloga trata sobre consumo desenfreado e dá dicas valiosas de como fazer aquele detox no armário.

Armário Cápsula

E aí entra um conceito que gosto muito, e tenho tentado aplicar: o de armário cápsula. Esse conceito surgiu na década de 1970, com a estilista inglesa Susie Faux, que acreditava que uma pessoa deveria ter no guarda-roupa só peças atemporais e versáteis que pudessem dar confiança às mulheres em todos os momentos da sua vida.

O termo ganhou popularidade em 1985,  quando a designer norte-americana Donna Karan criou uma coleção intitulada  “7 Easy Pieces”, levando para as passarelas a ideia de que não precisa de muito para se vestir bem.

Mais recentemente, em 2014, Caroline Rector trouxe novamente esse termo à tona.  Idealizadora do blog Unfancy, ela editou seu guarda-roupa em apenas 37 peças boas e com possibilidade de variadas combinações em cada estação, e compartilhou a ideia com suas leitoras. 

O número de ouro para ela é de 37, mas pode variar de acordo com a estação. Basicamente, então, o armário cápsula é composto por uma combinação de itens que você já possui e gosta de usar, além de novos itens de qualidade que você pode comprar uma vez por temporada.

Entre os vários challenges pelo Instagram, você provavelmente já se deparou com aqueles “1 peça 3 looks” ou “como usar a mesma blusa de 5 maneiras diferentes”. Pois é, isso tudo se aplica nessa ideia.

Experiência concreta

Aline Calamita, 23 anos, é engenheira de produção pela PUC Minas, mas, há 3 anos, decidiu dedicar-se totalmente à moda. “Eu vi que não tem como sair do que a gente ama mesmo, e gosto da moda por ser um meio de expressão não verbal, por ser um reflexo do que a gente é. Eu trabalhei muito a minha autoconfiança por meio da moda e gosto de levar isso para outras pessoas”, afirma a COO na primeira plataforma de Consultoria de Imagem Online do Brasil, a My Personal Stylist.

Entusiasta do slow fashion, Aline também se engaja com iniciativas de conscientização de consumo e transparência dentro da moda, e utiliza seu Instagram como uma vitrine de dicas para uma vida mais sustentável e autoconfiante por meio do vestuário. É sobre isso que ela fala no vídeo abaixo:

Durante a quarentena, todo mundo virou um pouco chef de cozinha, um pouco louco por limpeza, um pouco artista, um pouco de imensas novas possibilidades que esse período, mesmo que conturbado, nos proporcionou.

Mesmo que não seja para, necessariamente, montar um armário cápsula, você pode achar muitas histórias e desejos incríveis lá. Ou, também, o que já não te cabe mais. Durante esse período tão frio, pode aquecer quem precisa.

A minha dica é: tire um tempinho não só para organizar seu armário, mas para conhecê-lo. Entender as suas roupas pode te levar a uma jornada de autoconhecimento inusitada, criativa e consciente.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho da Aline em @alinecalamita e @mypersonalstylist

Carol Oliveira é jornalista, meio perdida e meio achada no universo da moda, dos games e da música. Comunicadora e comunicativa, é perigoso um dia acabar conversando com as paredes. São-joanense, amante de um bom café com pão de queijo e uma prosa, traduz sua visão de mundo por meio das palavras e do audiovisual. Escreve no Notícias Gerais às quartas, de 15 em 15 dias.

1 COMENTÁRIO

  1. Amei essa matéria sobre revirar o armário. Vou correndo pro meu. Está lotado. Eloisa do bairro Méier em RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui