Início Gerais VIAÇÃO PRESIDENTE DESCUMPRE ACORDO COM TRABALHADORES

VIAÇÃO PRESIDENTE DESCUMPRE ACORDO COM TRABALHADORES

Foto: João Pedro Justino – arquivo

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Estava prevista para acontecer na manhã desta quinta (24) uma reunião entre o dono da Viação Presidente, os trabalhadores da empresa e lideranças sindicais da cidade. A pauta da reunião era a regularização do pagamento dos funcionários, que estão a quase cinco meses sem receber salários.

No entanto, sem avisar, os representantes da empresa não compareceram a reunião. O encontro estava marcado para acontecer às 9h e somente após às 9h40, por insistência dos lideres sindicais e trabalhadores que já estavam no local da reunião, foi que o dono da empresa informou que não compareceria.

“A alegação dele, o dono da empresa, é que não poderia ir porque uma tia dele está com suspeita de Covid-19”, explica André Nogueira, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), de São João del-Rei.

A alegação foi vista com desconfiança e perplexidade. Para os trabalhadores e as lideranças sindicais, a empresa mostra, mais uma vez, descaso para com seus funcionários e com toda a cidade.

“Não nos resta outra saída se não mobilizar. Então, independente do que acontecer agora, seja greve ou o que for, a responsabilidade é toda da empresa”, destaca Nogueira.

Assembleia

Na sexta (25), às 7h30, terá início uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São João del-Rei (Sintrorei). Os representantes de outros sindicatos da cidade, que estão se mobilizando junto com os funcionários da empresa, estarão presentes para deliberar sobre os próximos passos de ação.

No entanto, não parece a ver um diálogo claro entre os representantes do Sintrorei e dos demais movimentos que apoiam os trabalhadores rodoviários. A presidenta do Sintrorei Sarita Passarelli Maciel Ribeiro afirmou à equipe do Notícias Gerais que não estava ciente da reunião marcada para acontecer hoje.

Na convocação do sindicato para a assembleia, as pautas estabelecidas são: 1) Instalação dos trabalhos com verificação do quórum; 2)Leitura do presente Edital de Convocação; 3) Apreciação e votação da proposta de acordo apresentada pela empresa Viação Presidente LTDA para pagamento dos salários em atraso bem como das férias e ajuda compensatória mensal de 30% não quitadas.

Entenda o caso

Na madrugada de terça-feira (15/9) funcionários da empresa, sindicatos e movimentos sociais da cidade organizaram uma manifestação na porta da Viação Presidente e impediram a circulação dos ônibus.

A paralisação foi interrompida, no final da manhã, após um acordo realizado com um gerente da empresa de que não haveria repressão aos funcionários envolvidos no ato e que no mês de setembro haveria pagamento integral dos salários.

Além disso, foi marcada a reunião para negociação do pagamento do valor que a empresa deve a seus funcionários. Inicialmente, a reunião foi marcada para esta quarta (23). No entanto, os representes da Viação Presidente solicitaram o adiamento do encontro para a manhã desta quinta (24) e ainda sim não compareceram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui