Início Gerais Política RESUMO: SAIBA QUEM É QUEM NA CORRIDA ELEITORAL À PREFEITURA DE BARBACENA

RESUMO: SAIBA QUEM É QUEM NA CORRIDA ELEITORAL À PREFEITURA DE BARBACENA

Fotos: reprodução / Montagem: Notícias Gerais

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

O período pré-eleitoral foi de intensa articulação e movimentação entre figuras políticas de Barbacena. Enquanto alguns nomes foram cogitados, mas as candidaturas não se concretizaram, outros, chegaram a ser pré-indicados, mas dias depois, anunciaram a saída da disputa.

Confira abaixo os nomes indicados, em ordem alfabética, pelos partidos após realização das convenções em Barbacena.

Amarílio Andrade (PSD)

Fotos: divulgação – assessoria / enviada ao Notícias Gerais / Montagem: Notícias Gerais

Amarílio Andrade é advogado, professor e bancário, estando em seu sétimo mandato como vereador de Barbacena – cidade na qual já foi vice-prefeito, entre 1989 e 1992. Ele é integrante da Academia Barbacenense de Letras e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Barbacena. Já foi condecorado, por exemplo, com as comendas da Inconfidência: Santos Dumont e Mérito Aeronáutico, sendo o criador da Medalha Sobral Pinto. Atual presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, recentemente, Amarílio foi tema de um livro lançado em Barbacena e também idealizador da obra de uma unidade de atendimento a portadores de câncer.

A candidata à vice-prefeita de Amarílio trata-se de Joanna Bias Fortes. Ela tem formação em Jornalismo, pós-graduação em Gestão Pública e concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2016, quando foi eleita para um mandato de vereadora na Câmara de Barbacena. Filha da ex-prefeita Danuza Bias Fortes, que chegou a ter o nome especulado, Joanna faz parte do PDT.

Bonifácio Andrada Neto (DEM)

Foto: divulgação

O nome de Bonifácio Andrada Neto (DEM) entrou na disputa pelos votos barbacenenses, ocupando o lugar do seu tio: o ex-prefeito e então pré-candidato, Toninho Andrada (DEM). Conforme revelado pelo NG, o motivo pelo qual Toninho retirou a sua pré-candidatura foi uma disputa familiar com o irmão, o também ex-prefeito e pré-candidato, Martim Andrada (PTC).

Bonifácio Andrada Neto é formado em Direito e Administração e esta é a primeira vez na qual concorre a um cargo eletivo. Ele é filho do procurador da República, José Bonifácio e neto do ex-deputado federal, Bonifácio Andrada.

Ilson Tererê (Avante) é o candidato a vice-prefeito de Bonifácio Neto. Tererê é produtor rural e, durante a passagem pela Câmara dos Vereadores, chegou a ser presidente do Legislativo. Também já foi Secretário Municipal de Agricultura, tendo experiência na prestação de serviços e realizações junto as comunidades rurais e nos bairros.

Carlos Dú (MDB)

Foto: divulgação / enviada ao Notícias Gerais

Carlos Dú (MDB) tem 28 anos, é servidor público estadual e policial penal, tendo formação técnica em Eletrônica. Em 2016, foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador de Barbacena. Envolvido com trabalhos sociais e na liderança de movimentos jovens da Igreja Católica, é o mais jovem concorrente ao pleito à Prefeitura de Barbacena nas eleições municipais de 2020. Chegou a iniciar uma graduação em Segurança Pública, mas após o ingresso na política, trancou o curso e iniciou os estudos em Gestão Pública, segundo informações da assessoria.

Aloísio Dias é o candidato a vice-prefeito na chapa de Du. Integrante também do MDB, tem experiência profissional no ramo esportivo e administrativo – tendo trabalhado em instituições de ensino e alguns times, como o Uberlândia EC e Olympic Club de Barbacena. No âmbito público, já foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Faz parte do Sindicato da Administração Escolar do Estado de Minas (Saae-MG) desde quando foi fundado, em 1981. No Saae, foi eleito em 2014 e reeleito em 2018 como diretor sindical.

Carlos Roberto Kikito (PV)

Fotos: reprodução – rede social / Montagem: Notícias Gerais

Carlos Roberto Kikito (PV) concorrerá ao cargo de prefeito pela segunda vez, já que, em 2016, foi o segundo candidato mais votado, perdendo apenas para o atual chefe do Executivo local, Luís Alvaro (PSD). Ligado a movimentos sociais e religiosos há anos, em 2008, foi eleito como vereador de Barbacena pela primeira vez, tendo sido reeleito, em 2012. Durante a sua passagem pelo Legislativo, chegou a ser presidente da Câmara.

A escolhida como candidata a vice-prefeita na chapa de Kikito é a ex-vereadora Gracia Araújo, que também faz parte do PV. Ela, que foi professora em instituições de ensino da cidade e tem experiência empresarial, já que gerencia um estabelecimento farmacêutico na cidade, é filha do ex-prefeito e ex-vereador de Barbacena, Vicente Araújo.

Edson Resende (PT)

Fotos: reprodução – rede social / Montagem: Notícias Gerais

Edson Rezende é o nome escolhido para encabeçar a chapa do PT. Médico, ex-professor e consultor, Rezende ingressou no setor público em 1992, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Já foi deputado estadual por dois mandatos, atuando em prol da área de Saúde, da Educação e da Assistência Social, tendo sido o relator do Código de Saúde de Minas Gerais em vigência. Também já ocupou o cargo de vice-prefeito de Barbacena, período no qual exerceu a função de secretário de Saúde. Foi presidente da Ceasa Minas e, em 2016, eleito – pela segunda vez – para uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Barbacena.

O candidato a vice-prefeito petista é o professor César Medeiros. Com formação em Pedagogia, Gestão Pública e Comercial, além de mestrado em Extensão Rural, ele começou a atuar ligado a movimentos religiosos, tendo sido, assessor parlamentar, deputado federal e diretor do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também já prestou consultoria para a Associação Nacional de Prefeitos.

Marli Gava (PSL)

Foto: divulgação – assessoria do PSL Barbacena / enviada ao Notícias Gerais

Graduada em Psicologia e Direito, Marli Gava é a candidata do PSL na disputa pela administração da cidade. Atendendo em consultório próprio desde 2009, também tem experiência como corretora de imóveis. Ainda foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Ética de Barbacena, primeira-secretária no Conselho da Comunidade da Comarca de Barbacena e representante da comunidade no Conselho da Habitação da Prefeitura de Barbacena.

Em 2018, Marli chegou a ser candidata a deputada estadual pelo Partido Novo, sem êxito. Ao Notícias Gerais, ela relembra que, “em 2016, havia manifestado interesse a vereança em Barbacena, mas, por razões pessoais, retirei minha candidatura”.

Coronel Newton Cruz é o candidato a vice-prefeito do PSL. Ele ingressou na Polícia Militar em 1987, tem especialização em Segurança Pública e de Gestão Estratégica em Segurança Pública, além de cursos nas áreas de planejamento operacional e comunicação, e foi promovido a coronel em maio de 2015. É advogado atuante em um escritório da cidade, envolvido com trabalhos sociais e foi gerente regional de saúde da 13a Região da Polícia Militar entre os anos 2015 e 2017.

Martim Andrada (PTC)

Foto: divulgação – assessoria / enviada ao Notícias Gerais

Martim Andrada (PTC) é advogado, tem pós-graduação em Gestão de Políticas Sociais e chegou a cursar a graduação em História, mas não concluiu. Ele foi vereador de Barbacena entre 2001 e 2004, prefeito entre 2005 e 2008. Concorreu à reeleição à administração municipal em 2008 e também por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 2014, sem sucesso. Ele é servidor público estadual e está licenciado para participar das eleições municipais de 2020. Após o seu último mandato na Prefeitura de Barbacena, passou pela presidência da ProMinas, na direção do Museu de Arte da Pampulha e ainda foi subsecretário de Governo do Estado.

O candidato a vice-prefeito de Martim é o fisioterapeuta Tiago do Prado. Com especialização em Terapia Intensiva e Fisioterapia Respiratória, ele trabalhou em diferentes instituições de saúde e ensino da cidade e atua, desde 2005, no Hospital Regional de Barbacena. Envolvido com gestão de serviços e atendimento humanizado dos pacientes, Tiago também tem experiência com projetos sociais e atividades vinculadas com pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado e na sociedade, meio ambiente e cuidado com os animais de rua.

Pedrinho do Vale (PTB)

Foto: divulgação – assessoria / enviada ao NG

O candidato a prefeito pelo PTB é Pedro do Vale, também conhecido como Pedrinho do Vale. Com 59 anos, ele é funcionário público municipal desde 1983 e já foi eleito cinco vezes para a Câmara dos Vereadores: 1988, 1992, 1996, 2000 e 2004. Líder comunitário, ele também foi presidente do Barcelona Esporte Clube e responsável por mobilizações sociais ligadas a educação e ao esporte.

A candidata a vice-prefeita é Mônica Ferreira. Com 41 anos de idade e formada em Pedagogia, ela tem pós-graduação em Educação: Novos Paradigmas, atuou em instituições particulares de ensino da cidade, mas trabalha no momento em instituições públicas. Tem experiência de 21 anos na área de Educação e participa de movimento pela luta dos direitos, participação na política e emancipação das mulheres.

Wando Robson (Cidadania)

Fotos: divulgação / Montagem: Notícias Gerais

Pela primeira vez, Wando Robson (Cidadania) concorrerá a um cargo eletivo. Candidato à Prefeitura de Barbacena, ele é microempresário, atua na área de informática e análise de redes e tem experiência ainda como despachante de trânsito e com consultoria política. Considera-se um “empreendedor nato”, embora não seja “de família rica”, como citado após convenção partidária.

A candidata a vice-prefeita de Wando é a professora Meire Soares (Podemos). Ela tem graduação em Pedagogia, pós-graduação em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Segundo informação enviada ao NG, ela cursou quatro períodos da graduação em Economia e foi motivada por um dos três filhos, que é autista, a realizar a citada pós-graduação.

Os partidos devem registrar os candidatos junto a Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro. A campanha eleitoral, por sua vez, é permitida a partir do dia seguinte (27/9).

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui