Início Gerais Política SÃO JOÃO DEL-REI: VALDECIR PRETENDE APOIAR OS COMERCIANTES LOCAIS

SÃO JOÃO DEL-REI: VALDECIR PRETENDE APOIAR OS COMERCIANTES LOCAIS

Imagem: divulgação

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Dando continuidade a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São João del-Rei, o Notícias Gerais entrevista Valdecir dos Santos Braga, popularmente conhecido como Valdecir da Asapac, candidato do Democratas ao Poder Executivo municipal.

A chapa de Valdecir conta com o nome de Neymar Geraldo de Resende (Patriota) como candidato a vice.

Durante a entrevista o candidato expõe os planos para a recuperação da economia da cidade e apresenta propostas para o fortalecimento do comércio local.

Questionado também sobre a água de São João del-Rei, Valdecir indica que é necessário uma auditoria no Departamento Autônomo Municipal de água e Esgoto (Damae). O candidato ainda declara que pretende finalizar obras iniciadas na gestão anterior.

Confira a entrevista completa:

Confira a entrevista, na íntegra:

Notícias Gerais (NG) – Quais são os planos do candidato para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Nossa atuação será em duas frentes: saúde pública e fortalecimento da economia local.

Na Saúde Pública, vamos investir em ações preventivas e educativas junto à população. Parcerias mais fortes com as Casas de Saúde (Hospital e Santa Casa), Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde para monitoramento do comportamento da doença e ações de tratamento no atendimento hospitalar. Tudo com canalização de recursos públicos para aplicação rápida nas necessidades.

Quanto ao fortalecimento da economia local, planejamos a transformação da Secretaria de Cultura e Turismo em Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para termos ações mais próximas das empresas locais e suas representações de classe; além da Implantação do programa de “Compre em São João”, onde grandes compradores – como a prefeitura, órgãos públicos e médias empresas instaladas no município – irão priorizar comprar das micro e pequenas empresas de São João del-Rei, para fazer o dinheiro das compras do município circular em nossa cidade, gerando emprego e renda.

A ideia é ainda consolidar a Sala Mineira do Empreendedor em parceria com o Sebrae e Junta Comercial para simplificar a burocracia e promover um ambiente favorável para apoiar, criar e atrair novos negócios / empreendimentos.

NG – O transporte público de São João del-Rei é constantemente alvo de críticas da população.  O que a chapa propõe para melhorar esse serviço no município?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Todo o sistema será reestruturado. Iremos operar em várias frentes. Começando pela licitação do transporte coletivo da cidade. Será feito um novo mapeamento para que as linhas de ônibus sejam reorganizadas, atendendo às necessidades de cada local. Observaremos com total atenção as carências de cada bairro da cidade para que a população tenha facilidade de se locomover pela cidade e com um preço justo.

NG – Como o candidato encara a expansão urbana que o município de São João del-Rei vem vivenciando nos últimos anos? Há planos no programa de governo da chapa relacionados a essa área?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Sim! Iremos revisar e restabelecer os comitês do projeto do Plano Diretor de São João del-Rei, para que finalmente, a cidade siga seus protocolos. Possuímos diversos programas voltados para o desenvolvimento urbano, como o Cidade Iluminada (que visa acabar com os pontos escuros da cidade), o Cidade Verde (que visa o plantio de mudas em zonas áridas), a readequação do trânsito e a correta pavimentação de ruas e calçadas, com sua devida acessibilidade.

NG – A qualidade da água e o saneamento são outros dois grandes problemas do município. Quais são as propostas do candidato para lidar com esses assuntos?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Precisaremos de uma auditoria do Damae para saber qual é o real cenário em que a autarquia se encontra. Após essa auditoria, tomaremos as medidas pertinentes, sejam elas quais forem. Em nossa gestão, não abandonaremos obras iniciadas nas gestões anteriores: sendo assim, é de nosso total interesse saber exatamente o que foi feito nas ditas obras do esgotamento sanitário, para que as mesmas sejam devidamente finalizadas e, se possível, ampliadas.

NG – O que o candidato pretende fazer para assegurar que sua gestão seja transparente?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Criaremos diversos comitês. No nosso plano de governo, deixamos claro que a prefeitura quer trabalhar com a população de São João del-Rei. Além disso, todo nosso trabalho possuirá metas e prazos, e daremos o feedback (ou seja, retorno) de ambos ao povo. A comunicação da prefeitura estará de portas abertas durante toda a gestão e não iremos surpreender o cidadão são-joanense. Informaremos sobre tudo.

NG – O que a população da cidade pode esperar do seu mandato, caso saia com a vitória nas urnas?

Candidatura do Valdecir da Asapac: Como eu digo em praticamente todas as entrevistas, fazer o que dá é muito pouco. Queremos o melhor para cidade. E para isso, eu trago comigo uma equipe técnica e focada em resultados. Queremos mudar a cidade para sempre. Queremos, de fato, “Transformar São João del-Rei”. Nós iremos devolver ao povo o que lhe pertence. Trabalharemos dia e noite para criar postos de trabalho, melhorar e ampliar o atendimento de saúde e recuperar a autoestima da população, que anda bem abalada.

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui