Início Gerais Esportes SEM APOIO POLÍTICO, ESTÁDIO DO OLYMPIC SEGUE INTERDITADO

SEM APOIO POLÍTICO, ESTÁDIO DO OLYMPIC SEGUE INTERDITADO

interditado desde 2011, o Estádio Santa Tereza segue em ruínas. Foto: Lucas Guimarães.

Lucas Guimarães
Notícias Gerais

Em meo à crise financeira agravada pela pandemia da Covid-19, o Olympic Club de Barbacena segue com seu estádio interditado por oferecer risco de desabamento há nove anos. De acordo com o presidente do clube, o prometido apoio do poder público municipal para viabilizar a obra nunca saiu do papel.

O Estádio Santa Tereza, construído na década de 50, foi a casa do clube centenário por décadas. Era nele que aconteciam os jogos e treinos do time barbacenense. Muitos deles memoráveis, como o que marcou o encontro dos craques Garrincha e Heleno de Freitas, conforme já reportado aqui pelo Notícias Gerais.

Em 2011 isso mudou. O estádio foi interditado pela Defesa Civil, Ministério Público e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em função do mau estado de conservação das arquibancadas, que apresentavam risco de desabamento.

De lá para cá, nada mudou. As ferragens que sustentam a construção seguem expostas, e, desde sua inauguração, o estádio não passou por nenhuma manutenção. A equipe de reportagem do Notícias Gerais visitou o estádio, ele segue trancado por cadeado, não foi possível adentrá-lo.

Em 2016 e 2017, apareceram diversas matérias nos veículos de imprensa locais sobre uma possível reforma do estádio que aconteceria com o apoio do então prefeito de Barbacena, Toninho Andrade (DEM), na época filiado ao PSDB.

Segundo o presidente do Olympic, José Mário Nogueira, de fato, naquele período a diretoria foi chamada pelo prefeito para discutir a situação do clube. “Ele nos convidou para reuniões, a princípio a ideia era municipalizar o estádio: eles iam fazer suas reformas e ia virar um estádio municipal”, conta.

Nogueira, entretanto, diz que o proejto não saiu do papel. “Foi uma jogada de marketing do prefeito. Ele nos usou politicamente para poder fazer matéria e apoiar o candidato dele na época. A gente jamais poderia deixar de atender o convite do prefeito para ir lá, ver qual era a intenção dele. Então, ele disse ‘vamos fazer, vamos fazer’, nos prometeu isso”, lembra o presidente.

O candidato apoiado por Toninho Andrada venceu a eleição para a prefeitura de Barbacena em 2016, Luis Álvaro, à época no PSB. E, conforme Nogueira, passada a eleição, a diretoria do Olympic esteve em reuniões com a nova prefeitura. Entretanto, não foram atendidos na tentativa de reforma do Estádio Santa Tereza.

“A gente insistiu, procurou, ligou, não tivemos esse retorno e em reuniões nossas acabamos desistindo dessa ideia. Descartamos, vimos que não tinha o interesse de municipalizar nada”, completou José Mário.

A reportagem do Notícias Gerais entrou em contato com a prefeitura de Barbacena e obteve a seguinte resposta por meio de sua assessoria: “Devido a retenção dos recursos do Município pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e neste ano devido a pandemia do Covid-19, a prefeitura não dispõe de recurso no momento para realização da obra, sem previsão de colocar em prática o projeto, que ficou orçado em média de 1 milhão e 300 mil reais”.

Parcerias privadas

Segundo o presidente, o Olympic tenta outras formas de reformar o estádio, procura parcerias fora da esfera pública. Há, ainda, a necessidade de regulamentar o terreno do estádio, já que, décadas atrás, teve uma parte cedida a uma empreiteira, que construiu alguns prédios.

Para dar um direcionamento neste patrimônio do clube, a diretoria do Olympic precisaria primeiro de uma nova escritura do terreno, pois a área existente na antiga escritura não condiz mais com a área atual do estádio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui