Início Gerais Política SJDR: JANAINE E RÔMULO VIEGAS APRESENTAM PROPOSTAS PARA MULHER

SJDR: JANAINE E RÔMULO VIEGAS APRESENTAM PROPOSTAS PARA MULHER

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Redação
Notícias Gerais

Na semana que antecede a votação das eleições 2020, o Notícias Gerais entrou em contato com os candidatos à Prefeitura de São João del-Rei para averiguar sua propostas em relação à Saúde da Mulher. Dos sete candidatos, apenas dois responderam à solicitação do portal: Janaine Ferreira (PSTU) e Rômulo Viegas (PSDB). 

Janaine Ferreira (PSTU) destacou que o adoecimento da classe trabalhadora é resultado da falta de assistência do Estado. Para ela, as mulheres são as mais atingidas, principalmente nas profissões em que são maioria, como professoras, comerciárias, domésticas, enfermeiras e outras. A candidata afirma que a situação dessas mulheres se torna ainda mais crítica com o aumento do ritmo de trabalho, demissões, baixos salários e aumento na idade mínima de aposentadoria. 

“É preciso destinar mais verbas para a saúde pública, construção de um hospital público e postos de saúde, distribuição gratuita de todos os métodos contraceptivos, educação sexual para decidir, aborto legal e seguro oferecido pelo SUS. Garantir na rede pública consulta com ginecologista, realização de preventivo e mamografia”, defende Janaine Ferreira (PSTU).

Em sua candidatura, ela propõe a redução da jornada de trabalho e a ampliação do serviço de saúde pública. A estatização de toda a rede privada (Hospital Nossa Senhora das Mercês e Santa Casa) e o enfrentamento do interesse de empresários do ramo da saúde municipal.

Rômulo Viegas (PSDB) destacou que foi criado por mulheres e é cercado por elas. Por isso, candidato afirma ter grande amor e carinho sobre a causa feminina.

Em suas propostas, pretende reativar a Casa de Apoio às Mulheres Vulneráveis e em Situação de Risco de Violência Doméstica. “Infelizmente, com a Pandemia aumentou muito”, ressalta. 

Ele também se compromete a criar o Programa de Atenção Materna, ampliando o cuidado humanizado e qualificado à mãe no período pós parto. Outras prioridades da candidatura tucana, segundo ele, são a implantação do Plantão Pediátrico em São João del-Rei, o aumento da oferta de vagas nas creches municipais e a criação do Plano Municipal de Direitos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui