Início Gerais Cotidiano TRABALHADORES DA RIVELLI TEMEM SURTO DE COVID-19 NO FRIGORÍFICO, APÓS CONFIRMAÇÃO DE...

TRABALHADORES DA RIVELLI TEMEM SURTO DE COVID-19 NO FRIGORÍFICO, APÓS CONFIRMAÇÃO DE PELO MENOS DOIS INFECTADOS

Foto: Divulgação/PSTU

Kamila Amaral e Najla Passos
Notícias Gerais

Os trabalhadores da Rivelli, o maior frigorífico de Barbacena, temem que a empresa possa estar passando por um surto de Covid-19. Pelo menos dois trabalhadores já testaram positivo para o novo coronavírus, embora a falta de informações precisas sobre a situação faça com que versões diferentes circulem na cidade. Há quem fala em cinco casos confirmados, além dos casos suspeitos.

“As denúncias que recebemos é que há casos confirmados, há trabalhadores afastados, mas a empresa não está passando informações com clareza nem para os trabalhadores e nem para a sociedade”, afirma a coordenadora do Núcleo do PSTU em Barbacena, Josiane Assis de Boucherville.

Segundo ela,o setor tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. “A situação dos frigoríficos está muito tensa no mundo inteiro. Ele são um dos principais focos de transmissão da Covid-19 e são conhecidos historicamente pelo desrespeito às pessoas que trabalham lá. Com a pandemia, isso só se agrava”, denuncia.

Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas trabalhem na Rivelli, entre o frigorífico e as granjas. Do ponto de vista funcional, as autoridades sanitárias consideram que ocorre um surto quando são registrados três casos ou mais no mesmo ambiente de trabalho.

Covid-19 em frigoríficos

Dados e estudos comprovam que a taxa de infecção entre trabalhadores do setor é mais alta do que a média nacional. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde não divulga o local de trabalho dos infectados. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul já contabilizou mais de 74 surtos de Covid-19 no estado gaúcho, a maioria deles em frigoríficos. 

Um levantamento realizado por um pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir do cruzamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério da Saúde, mostra que existe uma relação direta entre a atividade frigorífica e o número de casos confirmados em cidades do interior.  

A relação se dá principalmente pelas características próprias dos frigoríficos, em que os funcionários trabalham com muita proximidade e em um ambiente frio onde, por razões sanitárias, existe pouca circulação de ar. 

Transparência e medidas protetivas

Em nota publicada neste sábado, o PSTU cobra transparência da empresa e das autoridades públicas no enfrentamento à Covid-19, com informações precisas sobre infectados e sobre as medidas protetivas. “A população de Barbacena precisa saber quantos são os contaminados, quantos suspeitos e quais as medidas estão sendo tomadas”, diz o documento.

O partido reivindica também, na nota, a suspensão imediata das atividades do frigorífico por pelo menos 30 dias, a garantia de estabilidade no trabalho, salário integral e benefícios para os trabalhadores, além da ampla testagem e garantia de tratamento gratuito e de qualidade aos infectados custeado pela empresa.

Sem retorno

A reportagem do Notícias Gerais procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barbacena, que informou que, até o momento, não tinha informações sobre o caso.

A reportagem também entrou em contato com a Rivelli, por telefone e email, na tarde deste sábado (27). No entanto, o funcionário que atendeu à ligação informou que, devido ao final de semana, as atividades administrativas da empresa estavam paradas e que não teria autorização para informar o telefone de contato dos seus superiores.

O Notícias Gerais também não recebeu resposta ao email enviado e voltará a procurar a empresa na segunda (29), em horário comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui