Início Gerais Minas VOCÊ PODE AJUDAR? HEMOMINAS BUSCA DOADORES DE SANGUE DO GRUPO O

VOCÊ PODE AJUDAR? HEMOMINAS BUSCA DOADORES DE SANGUE DO GRUPO O

Foto: Adair Gomez

Redação
Notícias Gerais

A Fundação Hemominas está procurando por doadores de sangue do grupo O – dos dois tipos, positivo e negativo. Segundo publicação da Agência Minas, os estoques desses tipos sanguíneos registram mais de 50% de queda em toda a rede.

Desde o início da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, a Hemominas tem investido nas medidas de prevenção para conseguir manter as doações de sangue, que são importantes às demandas de pacientes. Caravanas, por exemplo, devem ter, no máximo, dez doadores e as salas de espera e de coletas foram reorganizadas para respeitar as normas de distanciamento social entre os doadores. Além disso, a higienização com álcool 70% é realizada.

Quem pode doar

Para ser um doador voluntário, você precisa apresentar boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50Kg, não ter tido hepatite depois dos 11 anos de idade e nem ter passado por situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Interessado em doar sangue, que tenha sido diagnosticado com a Covid-19, fica impossibilitado por 30 dias após total recuperação, ou seja, não apresente outros sintomas ou sequelas da doença.

Caso a pessoa tenha tido contato com algum infectado pelo coronavírus, fica considerada inapta por 14 dias após a última interação com o indivíduo.

Já para ver as outras condições e restrições, acesse o site da Hemominas.

Para agendar doação

Para evitar aglomerações de pessoas e garantir a segurança dos doadores, a Hemominas pede que a população interessada agende suas doações pelas plataformas on-line ou pelo MGapp.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui