Início Gerais Cotidiano VOLTA ÀS AULAS NA UFSJ: PERÍODO LETIVO COMEÇA NO DIA 14/9, COM...

VOLTA ÀS AULAS NA UFSJ: PERÍODO LETIVO COMEÇA NO DIA 14/9, COM BOLSA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA ESTUDANTES CARENTES

Foto: Najla Passos

Assessoria de comunicação da UFSJ

Dois períodos emergenciais de 12 semanas cada, podendo ser oferecidos novos, a depender das condições sanitárias de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, considerando que a preservação da vida é prioridade.

Primeiro período remoto emergencial compreendido entre 14 de setembro e 5 de dezembro, programado o pagamento da bolsa de auxílio à inclusão digital.

Segundo período extemporâneo agendado para o intervalo de 25 de janeiro a 17 de abril de 2021, garantida a condição de matriculados aos alunos regularmente inscritos no primeiro semestre letivo de 2020, enquanto durar a suspensão do calendário acadêmico da UFSJ.

Estas são algumas das deliberações que constam da resolução aprovada nesta segunda (3), pelos integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), e que regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFSJ durante período da pandemia da Covid-19.

O início do período emergencial será precedido da etapa de qualificação de servidores e alunos, o que estará a cargo da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e do Núcleo de Educação a Distância (Nead).

Para a professora Rejane Corrêa da Rocha, diretora do Nead, é preciso que a comunidade acadêmica “transcenda o presencial” para adotar o ensino emergencial. É preciso que os alunos estejam atentos às especificidades desta modalidade, tomando o cuidado de se matricularem em unidades curriculares que de fato consigam cumprir.

“Todas as atividades de ensino serão computadas no período emergencial, sejam elas síncronas ou assíncronas. E quanto mais concentrada for a oferta da unidade curricular, melhor será o gerenciamento do tempo por parte dos estudantes”, avalia Rejane.

Para o relator do Processo nº 23122.009885/2020-83, professor Marconi de Arruda Pereira, “a UFSJ optou pelo melhor rumo”, decidindo o que foi possível para mitigar prejuízos, sem perder de vista que aperfeiçoamentos virão ao longo da implementação do ensino remoto emergencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui