Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Com 35 anos de idade e uma experiência de dois mandatos como prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos é a nova secretária de Educação de Tiradentes. Em entrevista ao Notícias Gerais, ela compartilha suas expectativas para os próximos quatro anos e enfatiza que sua motivação está na possibilidade de poder contribuir – ativamente – com a educação do povo tiradentino – especialmente em tempos de pandemia.
“Aceitei a educação por entender que, no momento, é o setor com um dos maiores impactos diretos a curto, médio e longo prazo que ainda não sabemos as proporções”, comenta.
Ao ser questionada sobre as perspectivas de trabalho na área da educação em meio à crise iniciada pela Covid-19, a secretária se mostrou otimista. Apesar dos desafios à frente, ela indica que trabalhará duro e com uma equipe capacitada para construir o melhor cenário para a educação municipal.
Entretanto, a equipe ainda não está formada. “Estamos na fase de diagnóstico para as ações e ainda montando a equipe de trabalho! Por hora estamos com efetivo reduzido para podermos planejar a equipe de acordo com as demandas… Mas farei questão de compor nossa equipe com mulheres e representações sociais”, pontua ela, que é graduada em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduada em Gestão Ambiental e Pública. Sinara é uma das mulheres que compõem a frente do time administrativo do atual chefe do Executivo de Tiradentes, Pinto (MDB).
Mulheres nas prefeituras da região
Ao analisar o cenário das prefeituras da região, a disparidade na ocupação de cargos públicos entre homens e mulheres é significativa: no pleito eleitoral de 2020, nenhuma mulher foi eleita para o executivo nas cidades da região.
Para Sinara, esta realidade demonstra a dificuldade ainda enfrentada pelo sexo feminino para a ocupação desses espaços. “Quando temos a possibilidade de assumir essas tarefas, carregamos com a gente a responsabilidade em nossa representatividade. Somos muito mais cobradas que os homens, pois criou-se um contexto na sociedade em que mulher dá conta de tudo”, frisa.