Najla Passos
Notícias Gerais
Em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, o prefeito de Barbacena, Carlos Du, comparou a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na região, na última terça (19), a uma final de copa do mundo – o mais importante evento esportivo brasileiro.
“A importância não dá para mensurar. É uma alegria gigantesca para nós. O pessoal brincava comigo, quando acompanhávamos a chegada da vacina, que parecia final de copa do mundo. E de fato é. Porque a expectativa de toda a população, não só de Barbacena, mas do Brasil inteiro, é retomar a vida”, afirma.
Para o prefeito, o início do programa de imunização dá novo gás à luta contra o desemprego que cresceu no município durante a pandemia da Covid-19.
“Eu acredito que com a chegada da vacina agora e a gente já iniciando nosso programa de imunização, a gente vai, aos poucos, retomando as atividades. As pessoas vão voltar, se Deus quiser, ao trabalho, que é uma das preocupações que nós temos aqui também: o desemprego muito alto. Enfim, é muito positivo, a gente está muito feliz com o que está acontecendo”, acrescentou.
Relação com o setor econômico
O prefeito avalia que o diálogo aberto pela sua gestão com os diferentes seguimentos da economia tem contribuído com a construção de alternativas para o enfrentamento da pandemia. “Nós estamos dando a eles livre acesso ao executivo. Eu acredito que o diálogo é a única forma da gente conseguir vencer essa pandemia”, disse.
De acordo com Du, parte de esforço conjunto foi a criação do Comitê que sistematizou sugestões de mudanças nos protocolos do Programa Minas Consciente, do governo do Estado, entregues na última quarta (20) ao secretário de Saúde do Estado, Marcelo Cabral.
“A expectativa é que, tão logo, a gente possa voltar às atividades. E eu acredito que, também, haverá alterações no Minas Consciente. Inclusive, Barbacena contribuiu: nós nos reunimos com os segmentos aqui, montamos um comitê e encaminhamos alguns protocolos para o estado, como sugestão para a retomada das atividades”, afirmou.
Reorganização dos fluxos da saúde
A reorganização dos fluxos da rede de saúde de Barbacena, que resultou na redução da ocupação dos leitos para atendimento dos pacientes com Covid-19, está entre os principais acertos desde início de gestão, conforme avaliação do prefeito.
Segundo Du, a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi de extrema relevância para os bons resultados do município no enfrentamento à pandemia. Ele afirma que, como as UBSs fechavam às 17h, mesmo os pacientes com sintomas leves acabavam se deslocando para os hospitais de referência, sobrecarregando o fluxo naquelas unidades.
Ele relata também que sua administração conseguiu ampliar o número de leitos do município e manter o Centro de Covid aberto 24 horas. Mas ressalta que foi a ampliação da testagem, conquistada após a aquisição de novos testes, que contribuiu mais significativamente para a o quadro.
“Os testes é que fizeram uma grande diferença. Nós tínhamos muito pacientes que estavam aguardando o resultado dos testes, ocupando leito de paciente de Covid, então estas ações resolveram isso”, explicou.
O prefeito também elogiou a agilidade e competência da sua equipe de saúde. “Eu tenho sempre que elogiar, porque a nossa equipe de saúde é muito competente: conseguiu organizar esse fluxo rápido e isso já está dando resultado positivo”, destacou.