Início Opinião Artigos ARTIGO: A ROMANTIZADA E ABOMINADA CIRURGIA PLÁSTICA

ARTIGO: A ROMANTIZADA E ABOMINADA CIRURGIA PLÁSTICA

Imagem: reprodução / Freepik

Juliana Russano *

Em 2020, a pauta sobre cirurgias plásticas voltou aos assuntos mais falados das redes sociais quando inúmeras influenciadoras digitais – tidas como “padrão” – anunciaram que fizeram ou farão um procedimento estético novo – a lipo lad. Tais publicações estão em alta no momento: o procedimento foi divulgado por blogueiras como Giovanna Chaves (18 anos), Ludmilla (25), Virgínia Fonseca (21) e Flay do BBB20 (25). 

O problema disso tudo, não é nem o procedimento em si, mas a forma com a qual as blogueiras têm indicado, como se fosse uma (troca de) roupa ou um peeling facial – que você faz a qualquer dia, sem preparo ou sem consequências. A maior parte dessas influencers indicam por conta de parcerias feitas com os próprios cirurgiões, mas omitem toda a parte séria do procedimento. O que falta nessas divulgações é algo que podemos nomear como “responsabilidade de influência” ou responsabilidade social.

A cirurgia plástica é uma área da medicina, são 6 anos de faculdade e mais 5 de especialização.
a principal problemática da romantização que acontece é que elas realmente não destacam isso.

Elas não contam a parte que, para fazer um procedimento desses, são horas numa mesa de cirurgia sob anestesia geral; que as dores da semana subsequente são insuportáveis; que é um procedimento invasivo e uma cirurgia de risco; que se não for feita por médicos sérios, em hospitais bem equipados e com os profissionais adequados acompanhando o pré- e pós-cirúrgico, pode levar à morte.

E é aí que um dos principais pontos dessa discussão deve ser ressaltado: a forma irresponsável com a qual essas cirurgias têm sido divulgadas traz a tona a preocupação de que mais e mais vezes mulheres podem procurar profissionais não qualificados para fazer tais procedimentos, disponíveis em clínicas clandestinas, hospitais inadequados e também com uso de materiais inapropriados. Quem não lembra do Dr. Bumbum, né? 

E não, levantar a discussão sobre os perigos de uma cirurgia plástica, não significa ser contra elas, mas ser contra a forma irresponsável que o tema é tratado atualmente e também ser contra o amor próprio divulgado por essas influencers, que só vêm depois de procedimentos estéticos inacessíveis e ultra-invasivos. Ninguém nasce com vontade de colocar silicone, ou querendo ter uma barriga chapada, isso é construção social. 

Dessa forma, após conversar com muitos profissionais da área, chega-se a conclusão de que o melhor procedimento indicado nesses casos, é o autoconhecimento. Saiba o por quê da sua vontade repentina de ficar igual às blogueiras que você segue.

Não use cirurgiões para resolver problemas de autoestima. Entenda que aceitar o seu corpo como ele é é o primeiro passo para ter um corpo perfeito, e, que corpos perfeitos são aqueles com uma pessoa feliz dentro dele.

* É estudante de Comunicação – Jornalismo da UFSJ e produziu este texto sob a orientação do professor Paulo Caetano, durante a disciplina remota de Produção Textual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui