Início Cultura Agenda ARTISTAS DE SJDR E REGIÃO SE APRESENTAM EM LIVE NESTA SEXTA (1)

ARTISTAS DE SJDR E REGIÃO SE APRESENTAM EM LIVE NESTA SEXTA (1)

Imagem: divulgação

André Frigo
Notícias Gerais

Realizada pela Adufsj – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei, Sids UFSJ (Sindicato dos Servidores da UFSJ) e o Fórum Mulheres das Vertentes, a live “Sarau da AD” ocorre nessa sexta-feira (1), a partir de 20h, com a intenção o Dia do Trabalhador, celebrado nesta data. O evento on-line vai ser transmitido através dos canais do YouTube e Facebook das entidades promotoras. Para conduzir a atração, foi convidado Marcos Filho, professor do curso de Música da UFSJ.

O evento, além de homenagear, é uma manifestação solidária aos trabalhadores que perderam seus postos de trabalho durante a pandemia. De acordo com relatório divulgado nessa quinta (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados chegou a 12,9 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 2 milhões somente esse ano. Ainda segundo o IBGE, os informais foram os mais atingidos com um aumento de 12,2%. Um novo recorde na série histórica desde 2012.

Sobre as estrelas da noite: os artistas

Os músicos que vão participar do “Sarau da AD”, em sua maioria, estão passando por muitas dificuldades, visto que estão impossibilitados de se apresentarem em bares, boates e restaurantes.

A cantora Rita Moreira, que vai participar da live, fala das adversidades vividas pelos colegas de profissão. “Tenho amigos que estão trabalhando com entrega de delivery para não ficar sem dinheiro. Outros estão em situações mais complicadas ainda. Acho que como todo brasileiro trabalhador informal, (os) músicos – que não tem nenhuma seguridade social – estão fazendo o que podem para sobreviver ao momento de crise. (Agora) é um momento em que a gente percebe mais do que nunca a importância da garantia dos direitos sociais mais básicos como renda, moradia, alimentação”, afirma.

Outro músico convidado é Luiz Nascimento, que mora na cidade de São Tiago. Devido a problemas na internet, ele não vai fazer apresentação ao vivo e ficou combinado com o professor Marcos Filho que sua participação será através de vídeo gravado.

Luiz concorda com Rita quanto a dificuldade que a classe tem passado, uma vez que eles são trabalhadores informais.

“vivemos de uma coisa (música) que está dentro da cultura do lazer e não é considerada muito essencial. Quando digo isso, falo que é uma visão de parte de nossa sociedade e desse governo esquizofrênico”

– defende o Luiz Nascimento, músico.

Expectativa são as melhores

Devido a essa situação, Rita ressalta a importância e também a animação de poder participar do espetáculo virtual no Dia do Trabalhador. “Estamos bem animados para a apresentação desta sexta! Não fazemos show desde o carnaval! Não é apenas uma apresentação, é participar dessa articulação abençoada entre os sindicatos e o Fórum de Mulheres, além de poder interagir virtualmente com as pessoas”, diz.

Já Luiz destaca a importância do evento, principalmente nesse momento de grave crise: “a gente tem de se ajudar, tem que se dar a mão. É hora de solidariedade mesmo. E vamos precisar de muita paciência, porque fomos os primeiros a parar devido à pandemia, mas vamos ser os últimos a sair. Por isso é muito bom fazer parte desse movimento. Me sinto honrado”.

Lista dos artistas confirmados para o sarau

Entre os artistas confirmados para o “Sarau da AD” estão: Aduar, Ana Liberato, À Rita, Guilherme Grandi, Ísis Ferreira, Luís Nascimento, Márcio 7 Cordas, Marcos Filho, Natália, Rick Vargas e Victor Sousa.

Além dos músicos, Ana Pimentel, Liziane Magili e Socorro Alencar Nunes farão leitura de trechos de obras literárias.

Durante a live, os espectadores poderão fazer doações que serão direcionadas ao Fórum Mulheres das Vertentes e para os artistas da cidade que estão em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia.

Imagem: divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui