Início Cultura Agenda ATRAÇÕES NACIONAIS ANIMAM LIVE EM TRIBUTO À FESTA DO CAFÉ COM BISCOITO

ATRAÇÕES NACIONAIS ANIMAM LIVE EM TRIBUTO À FESTA DO CAFÉ COM BISCOITO

Assessoria de Comunicação

Se você não pode ir até a Terra do Café-com-Biscoito por conta da pandemia da Covid-19, ela vai até você. Essa é a “pegada” do Tributo à tradicional festa dos biscoitos de São Tiago que se realizará neste sábado (19), a partir das 14 horas, com transmissão pelo canal do YouTube Terra do Café-com-Biscoito e pela página do Facebook Focest.

As atrações confirmadas para este espetáculo são: Saulo Laranjeira, que vai conduzir o Tributo, Chico Lobo, Edu Santa Fé e Banda 14 Bis. Além das atrações musicais haverá entrevistas e muitas surpresas preparadas à caráter da tradição são-aguense.

Origem da tradição

O costume são-tiaguense de receber bem os visitantes surgiu na época dos tropeiros, há mais de 300 anos, quando as quitandeiras da região colocavam fogo pela madrugada no forno para assar as deliciosas receitas à base de fubá e polvilho.

A partir de então, o carinho por receber a visita com uma mesa farta para o café se tornou uma tradição do povo, até culminar na organização da festa que iria consolidar de vez a marca da cidade.

A primeira edição da Festa do Café-com-Biscoito foi realizada em 1999 e cresce mais a cada ano. Na XXI edição, em 2019, contou com a presença de 100 mil pessoas em três dias e quatro noites de celebração, com aproximadamente 5,5 toneladas de biscoitos e mais de 2 mil litros de café para degustação.

Biscoitos com certificação

Foi esse modo único de preparo de biscoitos que rendeu a São Tiago o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 2013.

A chancela do INPI significa que os biscoitos produzidos em São Tiago, além de deliciosos, foram nacionalmente reconhecidos pelo órgão governamental responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

No Brasil, são poucos os registros concedidos devido à rigidez dos critérios exigidos pelo Instituto. Atualmente, existem 58 áreas reconhecidas pelos INPI, sendo que São Tiago foi o sétimo município de Minas Gerais a receber o reconhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui