Início Gerais Economia BARBACENA APRESENTARÁ PROPOSTA PARA FUNCIONAMENTO DELIVERY DO COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL

BARBACENA APRESENTARÁ PROPOSTA PARA FUNCIONAMENTO DELIVERY DO COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL

Foto: reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O prefeito municipal de Barbacena anunciou que a cidade conseguiu adquirir o número de leitos clínicos e de UTI acordados com o Ministério Público para avançar na reabertura do comércio. “Uma proposta de funcionamento delivery para os comércios não essenciais será apresentada na reunião da macrorregião que acontecerá na semana que vem”, afirma Luís Álvaro Campos.

O pronunciamento foi feito, na noite desta sexta (15), em uma entrevista coletiva, na qual o prefeito e a secretária municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, fizeram um balanço semanal das ações de enfrentamento e da situação da Covid-19 na cidade.

Mesmo que Barbacena tenha batido a meta de aquisição de leitos de UTI, a recomendação do Governo do Estado é de que as 51 cidades da macrorregião Centro-Sul, da qual fazem parte as microrregiões de Barbacena, São João del-rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, permaneçam na chamada “Onda-Verde” do Programa Minas Consciente, que estabelece o funcionamento apenas dos serviços essenciais. 

A orientação foi feita no último dia 14 pelo governador Romeu Zema (NOVO). No entanto, a decisão final cabe às prefeituras. “Toda decisão da Prefeitura é feita em conjunto com a nossa macrorregião. Nós não podemos tomar nenhuma decisão isolada”, esclareceu o prefeito de Barbacena.  

Aumento no número de casos

Barbacena registrou um aumento de 13 casos confirmados de Covid-19 durante a semana. Ainda sim, a secretária Marcilene Dornelas afirmou que as ações de combate tem mostrado resultados positivos, já que houve uma queda no número de notificação de novos casos. Segundo ela, o aumento no número de casos era esperado já que os exames datam que um determinado momento epidemiológico e os resultados levam em média 15 dias para serem divulgados. 

Enquanto cobrava da população a manutenção do isolamento social, Dornelas afirmou que o momento é propício para um avanço consciente da situação do comércio. “Aceitamos e reiteramos que precisamos de ajuda, precisamos estar juntos para que nós não tenhamos a responsabilidade de fiscalizar, mas sim de conscientizar cada comerciante”, disse a secretária. 

Segundo ela, mesmo com funcionamento apenas por delivery, existe a preocupação com o aumento no número de casos de Covid-19 na cidade. “Para que possamos avançar na questão dos deliverys daqueles que não são elencados como serviços essenciais, precisamos de uma população conscientizada. Para que nós não precisemos retroagir nas ações e aumentar número de doentes em nosso território”, salientou Dornelas.

Mesmo que a decisão caiba a macrorregião Centro-Sul como um todo, “cada microrregião terá que assumir o seu papel, pois Barbacena não tem condição de assumir 800 pessoas nas tratativas assistenciais não Covid-19 e ainda os casos de Covid-19, que podem ocorrer nas cidades que ainda não estão preparadas com leitos hospitalares”, finalizou a secretária municipal de saúde de Barbacena. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui