Carol Rodrigues
Notícias Gerais
O sexto caso de Covid-19 em Barbacena foi confirmado nesta segunda-feira (27). É o primeiro por contaminação comunitária na cidade. Isso significa que não tem como identificar a cadeia de transmissão, ou seja, é impossível saber quem transmitiu para quem.
“O vírus já está circulando dentro da nossa comunidade. A partir do momento que a gente não tem o vínculo epidemiológico, isso é muito preocupante para o nosso município, uma vez que essa proliferação vai tomando grande proporção e acometendo grande número de barbacenenses”, ressalta Maurício Becho Campos Júnior, chefe de Vigilância Epidemiológica.
“A paciente não saiu da cidade, estava respeitando a quarentena, saiu só para ir na padaria e no mercado”, revela o médico infectologista, Herbert Fernandes. As autoridades de saúde da cidades destacam que a curva continua ascendente e acelerada, apesar das medidas de prevenção que vêm sendo adotadas
Reabertura do comércio
Quanto à reabertura do comércio na cidade, a secretária de Saúde, Marcilene Dornelas, diz que as medidas serão adotadas a nível da macrorregião, visto que “o relaxamento de Barbacena influencia no relaxamento de outras cidades”.
Caso o número de contaminados aumente, a secretária ressalta que o município não tem leitos suficientes para atender à população – tanto da macrorregião, quanto da microrregião.
Covid-19 em Barbacena
De acordo com Campos Júnior, Barbacena já registra 372 casos suspeitos de contaminação humana pelo novo coronavírus. Dois óbitos ainda são investigados e 114 pessoas testaram negativo para a doença.
Na cidade, 74 pacientes suspeitos precisaram de internação, dos quais 59 já receberam alta e outros 13 continuam em regime hospitalar.