Redação
Notícias Gerais
O prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB), está na Rússia desde o início de julho. Uma semana após sua chegada ao país, ele testou positivo para Covid-19 e precisou ficar internado por quase duas semanas, até sua recuperação, confirmada na última sexta (23). O incidente estendeu a viagem, que já dura quase 30 dias, sendo que a previsão inicial era de 14 dias.
Em entrevista ao Notícias Gerais, o vereador Thiago Martins (PV), que integra a bancada de oposição na Câmara, relata que só ficou sabendo quando o prefeito já havia viajado e, na ocasião, achou que fosse até uma brincadeira, não entendendo o objetivo da viagem até o momento.
“Ah é para buscar recursos, ok! Que tipo de recursos? Onde? Com quem? Que tipo de oportunidades? Isso precisa ser esclarecido”, questiona, ressaltando que não considera uma atitude sábia, se expondo ao risco de vida, sem ter se vacinado. “É uma coisa pouco inteligente, por parte do Executivo, fazer esse tipo de coisa”, avalia.
Como a duração da viagem ultrapassou o período que não necessitava autorização da Câmara, Thiago afirma que agora terá que ser conversado sobre as providências que serão tomadas.
“A gente quer entender quais foram os objetivos e, principalmente, porque isso foi feito com dinheiro público. Então, obviamente, como legisladores, somos fiscalizadores e temos o compromisso de descobrir como foi gasto esse dinheiro público”, comenta.
O vereador confirma que há informações de que vários prefeitos do Brasil foram convidados a participar desse evento, no entanto, poucos viajaram, possivelmente, pela situação grave que o país ainda vive por conta da pandemia, com muitas mortes.
“Se a situação já estivesse um pouco mais tranquila, talvez faria mais sentido o prefeito viajar, procurar expandir mais, mas não foi um momento propício: foi um período bem fora da lógica e do contexto, uma atitude pouco inteligente”, defende.
Martins ainda destaca que a Câmara vai averiguar todos os passos do prefeito na Rússia, para entender o que foi feito e de que maneira – principalmente, em atitudes que ele caracteriza como “mau exemplo”, que foi o fato de o prefeito dar palestras, sem fazer uso de máscara, poucos dias após receber alta médica (foto acima).
“Isso repercute para mim o extremo do mau exemplo, porque acabou de passar por um momento de hospitalização, com um risco de vida. Não estamos dizendo que houve uma culpa, mas com nosso papel de legisladores, vamos fiscalizar”, conclui.
Assessorias do Executivo e do Legislativo
A reportagem do NG tentou contato com a Prefeitura de Barbacena, com a intenção de levantar os custos da viagem, mas não obteve resposta até a finalização desta matéria.
A Câmara Municipal também foi contactada. Por nota enviada pela assessoria de comunicação, o Legislativo se solidarizou ao prefeito, estimando melhoras e destacando a relevância da viagem.
“O prefeito Carlos Du viajou à Rússia para participar do Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A intenção é buscar novas oportunidades comerciais para a cidade e região”, cita.
A presidência Câmara informou ainda que a viagem do prefeito foi notificada ao Legislativo, conforme determina a Lei Orgânica do Município e manifestou total apoio à viagem internacional. “A Câmara Municipal de Barbacena representa os barbacenenses e seus interesses. O que é bom para a cidade, a Câmara sempre apoiará”, frisa.
Perguntada sobre a viagem em um período de pandemia, a presidência manteve a defesa. “Devido ao tamanho de Barbacena e sua representatividade para os municípios da macrorregião das Vertentes, investimentos, parcerias, apoios e abertura de mercados – nacionais e internacionais – são sempre bem-vindos”, argumenta.