Início Gerais Cotidiano BARROSO: APÓS DENÚNCIA, LAFARGEHOLCIM NEGA CONTAMINAÇÃO DO RIO DAS MORTES

BARROSO: APÓS DENÚNCIA, LAFARGEHOLCIM NEGA CONTAMINAÇÃO DO RIO DAS MORTES

Foto: Prefeitura de Barroso / divulgação

Redação
Notícias Gerais

No último sábado (17), o prefeito de Barroso, Anderson de Paula (DEM), e o vice Eduardo Pinto (Cidadania) foram pessoalmente verificar uma denúncia, compartilhada nas mídias sociais, que indica que a LafargeHolcim, cimenteira instada na cidade, “estaria descartando irregularmente algum tipo de óleo por tubulações que chegariam até o Rio das Mortes”, conforme publicado pela assessoria de comunicação do Executivo. Procurada pela reportagem do Notícias Gerais, a empresa negou encontrar material que possa contaminar a água do local.

Entenda o caso

De acordo com a publicação feita pela equipe da administração municipal, o prefeito e o vice-prefeito foram ao local mencionado na denúncia – acompanhados pelo engenheiro florestal e subsecretário do Executivo barrosense, Tássio Ladeira. No lugar, existem duas manilhas, por onde escoa material vindo do interior da empresa. Além de um forte odor, Anderson e Eduardo, segundo a assessoria, notaram – com clareza – a presença de óleo na água e na vegetação das margens do córrego que chega até o leito do rio.

A equipe da prefeitura coletou materiais que poderão servir para análises mais profundas. De acordo com o chefe do Executivo, a empresa será notificada seria notificada nesta segunda (19) para prestar esclarecimentos, bem como o laudo, enquanto o material recolhido será encaminhado para os órgãos competentes para fazer devida apuração. Anderson e Eduardo ainda foram em um outro ponto de saída da empresa, há alguns metros do ponto denunciado originalmente, e também colheram material para análise.

“Faremos uma apuração rigorosa e responsável e não permitiremos que nosso Rio das Mortes, já tão prejudicado, seja ainda mais poluído. Por isso fomos pessoalmente e acompanharemos de perto todo o caso”, ressaltou o prefeito.

O que a empresa diz

O NG entrou em contato com a LafargeHolcim que, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que tomou conhecimento através das mídias sociais e de veículos de comunicação sobre a presença de óleo próximo de sua operação, entre o ponto de lançamento da drenagem pluvial e o Rio das Mortes.

A LafargeHolcim indica que fez “já iniciou as inspeções em suas tubulações de águas pluviais que desembocam no Rio das Mortes e não encontrou vestígios de material que possa ter contaminado o local”. “A empresa segue investigando internamente o fato, para apurar qualquer possibilidade de falha em seus processos internos. Sempre priorizando a transparência na relação com a comunidade, representantes da companhia estiveram com autoridades locais, para prestar esclarecimentos e reforçar seu compromisso com o meio ambiente”, complementa o texto.

Confira, abaixo, mais fotos da vistoria feita pela Prefeitura de Barroso no local denunciado:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui