Início Gerais Brasil BOLSONARO PERDE SEGUIDORES PELA PRIMEIRA VEZ NAS REDES SOCIAIS APÓS EMBATE COM...

BOLSONARO PERDE SEGUIDORES PELA PRIMEIRA VEZ NAS REDES SOCIAIS APÓS EMBATE COM SÉRGIO MORO

Foto:redes sociais

Redação
Notícias Gerais

A queda de braço entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-juiz Sérgio Moro selou o divórcio que já vinha sendo anunciado entre os bolsonaristas e lavajatistas. De acordo com o site “Monitor do Debate Político no Meio Digital”, em apenas dois dias, Bolsonaro perdeu 18 mil seguidores no Facebook e 73 mil no Instagram. Essa é a primeira vez que o presidente da República tem saldo negativo após se envolver em alguma disputa política. A rede de páginas apoiadoras de Bolsonaro no Facebook também teve perdas, cerca de 35 mil adeptos.

Gráfico que registra a queda de seguidores de Bolsonaro após exoneração de Moro. (Imagem: Reprodução / Monitor do Debate Político no Meio Digital)

Nos atritos anteriores que Bolsonaro teve com ex-aliados, ele levou a melhor em todos. Em maio de 2019, o Movimento Brasil Livre (MBL) perdeu 94 mil seguidores e outros 94 mil no Instagram. O motivo foram as duras críticas que o MBL fez à aproximação do presidente com o “Centrão”, bloco partidário que poucos admitem fazer parte, mas que reúne políticos dos partidos PRB, PP, Solidariedade, PRB, PSD, MDB, PR, Podemos, PROS e Avante.

Em outubro ocorreu outro momento emblemático dessa disputa nas redes sociais. Após o PSL romper com Bolsonaro e a deputada Joice Hasselmann (PSL – SP) deixar a liderança do governo, huouve uma debandada de seguidores nas redes sociais de Hasselmann. Ela perdeu 183 mil no Facebook e 274 mil no Instagram.

Outros movimentos sociais sentiram o peso da mão dos apoiadores de Bolsonaro na internet quando criticaram alguma ação do presidente. Entre eles o “Vem Para Rua!”, que perdeu mais de 16 mil seguidores quando ficou ao lado dos governadores na questão do isolamento social e quando criticou a demissão de Mandetta do Ministério da Saúde.

No embate com Moro as postagens que homenageiam o ex-ministro da justiça ganharam força na rede. A postagem do MBL intitulada “Parabéns pelo trabalho, Moro!” obteve 32 mil compartilhamentos e a grande maioria do comentários foram favoráveis. O movimento “Vem Pra Rua!” teve 29 mil compartilhamentos somando duas postagens que elogiam Sérgio Moro. Até o empresário Luciano Hang que tem muita identificação com o Jair Bolsonaro fez postagem enaltecendo Moro como “herói brasileiro”, que foi compartilhada por 12 mil pessoas e comentada 24 mil vezes. Na grande maioria, favoráveis ao ministro demitido.

Queda de apoio a Bolsonaro também foi sentida no Instagram

No Instagram esse movimento também pode ser observado. Apesar de Jair Bolsonaro ter cerca de 260 mil curtidas no seu post justificando a exoneração de Moro, ele foi superado pela publicação “Moro, Herói Brasileiro”, feita no Instagram de Luciano Hang. Essa postagem foi curtida por mais de 280 mil internautas. Outras postagens desfavoráveis ao Moro só vão aparecer em quinto e sexto lugar, com 42 mil e 38 mil curtidas respectivamente.

Essa separação evidenciada nas redes sociais pode refletir no apoio ao governo de Jair Bolsonaro daqui para frente. É consenso que grupos e pessoas apoiadoras da atuação de Sérgio Moro na Operação Lava Jato cerraram fileira com os adeptos do bolsonarismo durante a última eleição presidencial que conduziu Bolsonaro ao poder. O tamanho das consequências vai poder ser avaliado nas próximas pesquisas de opinião sobre desempenho do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui