Início Gerais Cotidiano CARTILHA DA UFSJ EXPLICA COMO FUNCIONA O SUS EM SJDR

CARTILHA DA UFSJ EXPLICA COMO FUNCIONA O SUS EM SJDR

Programa Pet-Saúde/UFSJ

O eixo Redes e Matriciamento está inserido no contexto do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) com ênfase na Interprofissionalidade. Elaborou uma cartilha sobre os serviços de saúde com o objetivo de informar os pontos da rede de assistência à saúde e os fluxos de atendimento em São João del Rei. Para isso, realizaram um mapeamento dos pontos da rede de assistência à saúde no município, bem como seus fluxos de atendimento. Tal mapeamento originou a cartilha.

O Pet-Saúde é um programa do Ministério da Saúde e Educação, que incentiva a articulação entre universidades e serviços de saúde, com o objetivo de qualificar a formação e as práticas em saúde, buscando melhorias para toda população. Envolve profissionais da área como docentes, estudantes e preceptores das Secretarias de Saúde estaduais e municipais, que elaboram projetos coletivos com ações recomendadas pelo Ministério da Saúde que financia ações de acordo com as necessidades do SUS.

Conhecendo o SUS 

O Sistema Único de Saúde é responsável pela garantia de acesso à população brasileira aos serviços de saúde de forma gratuita e ampla. É estruturado em redes, composta por ações e pelos serviços de saúde organizados em diferentes níveis de atenção (primário, secundário e terciário) considerando a complexidade e as tecnologias necessárias para o atendimento. Tais níveis devem se articular para garantir a integralidade do cuidado ao usuário.

A atenção primária atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, é a coordenadora do cuidado, elabora, acompanha e organiza o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das redes. Também é ordenadora da rede, reconhece as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde. Por isso a atenção primária é considerada a porta de entrada preferencial do sistema, pois exerce um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo.

A cartilha

A cartilha possibilitará conhecer melhor o SUS, seus princípios e diretrizes, o papel da atenção básica, a rede de atenção à saúde e seus recursos assistenciais disponíveis. Nela você encontrará onde procurar atendimento em SJDR, quais documentos levar e como proceder caso não tenha a documentação. Também encontrará um catálogo com todos os serviços oferecidos na atenção primária, na atenção secundária e na atenção terciária.

Por meio da cartilha se informará como participar do SUS, pois a população tem papel ativo nas decisões relacionadas à implementação das políticas públicas de saúde. A cartilha possibilita uma orientação aos profissionais da rede e usuários quanto aos serviços de acordo com as necessidades em saúde, facilitando o acesso igualitário e a garantia de maior resolutividade dos problemas em saúde.

Como acessar

Para ter acesso à cartilha e ao catálogo dos serviços de saúde de SJDR clique aqui:

Cartilha

Catálogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui