Início Gerais Cotidiano CASAMENTO VIRTUAL AGORA É OPÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI, BARBACENA E OUTRAS...

CASAMENTO VIRTUAL AGORA É OPÇÃO EM SÃO JOÃO DEL-REI, BARBACENA E OUTRAS 27 CIDADES MINEIRAS

Kamila Amaral Notícias Gerais

Já está em vigor a portaria que permite a realização de casamentos virtuais em 29 cidades mineiras, entre elas Barbacena e São João del-Rei. 

Tanto os pedidos quanto a realização dos casamentos virtuais no civil serão realizados por uma plataforma eletrônica. Segundo o Tribunal de Justiça (TJMG), os cartórios elencados (para realização desse tipo de serviço) irão informar as plataformas em suas páginas na internet e os usuários deverão realizar cadastro prévio, fornecendo informações pessoais. 

Casamentos adiados devido a pandemia

Mesmo com a nova possibilidade, alguns casais preferem aguardar o fim da pandemia e realizar o casamento, com segurança, da maneira tradicional.

Washington Hilário pede a noiva, Ingrid Silva, em casamento. Foto: Arquivo Pessoal

Planejar um casamento leva tempo. A pedagoga Ingrid de Fátima Silva sabe bem disso. Seu casamento, com o veterinário Washington Hilário, estava marcado para acontecer no dia 2 de maio de 2020, mas o processo de planejamento teve início ainda em 2016. 

“Ficamos noivos no dia 28 de abril do ano passado, mas, mesmo antes de noivar, a gente já se planejava financeiramente para fazer o casamento e a festa do jeitinho que a gente queria”, conta a noiva. 

O casal, que está junto a quase oito anos, estava com quase todos os serviços e fornecedores agendados para a ocasião. “Depois que começou toda essa pandemia, nós tivemos que interromper os preparativos, até porque a gente não sabia como ia fazer. Foi aí que decidimos adiar, porque vimos que seria improvável voltar tudo isso antes de maio”, explica Silva. 

No réveillon, o casal usou camisas com os dizeres: “Feliz Ano Noivo (a). 2020 é o nosso ano”. Foto: Arquivo Pessoal

A noiva conta que foi difícil ter que adiar o sonho, mas que eles contaram com o apoio dos familiares. Além disso, a disposição dos fornecedores em remarcar a data foi também um motivo de alívio. “Depois que tudo aconteceu, a gente teve ainda mais certeza de que fez a coisa certa”, afirma. 

Em um primeiro momento, Ingrid e Washington remarcaram o casamento para agosto deste ano, mas a data já foi adiada novamente. “A gente tem procurado nossos fornecedores e já temos uma possível data que é em março de 2021”, conta a pedagoga. Os noivos estão confiantes de que, quando tudo isso passar, irão conseguir realizar o sonho e se casar na Paróquia São Sebastião, em Santa Cruz de Minas, cidade natal do noivo. 

Para o casal, o casamento no civil por videoconferência não é uma opção. “A gente não ia poder comemorar, e tudo mais, com nossos amigos. Por isso, para nós não seria válido”, esclarece a noiva. 

O casal, Larissa e Vinicius, ia ser casar em julho de 2020. Foto: Arquivo Pessoal

Esse também é o pensamento da maquiadora e esteticista, Larissa Nascimento Souza e de seu noivo, o técnico em enfermagem, Vinicius Eduardo Resende Morais. 

“Em julho faz 13 anos que estamos juntos. Sempre foi o sonho, de nós dois, casar na igreja, tudo certinho”, diz a noiva. 

O casamento dos dois aconteceria no dia 4 de julho de 2020, em São João del-Rei, mas já foi remarcado para o ano que vem. “No dia que realmente adiei, me deu um desânimo muito grande, mas a cabeça da gente é muito louca, logo passou e agora já não penso no casamento. Remarcamos para julho de 2021, para dar um grande espaço de tempo”, explica a maquiadora.

O noivo de Larissa, Vinicius Morais, trabalha como técnico de enfermagem. Foto: Arquivo Pessoal

O trabalho de ambos também foi um motivo para adiar a data em mais de um ano. Como técnico em enfermagem que trabalha com pacientes renais, o noivo não está diretamente na linha de frente do combate a pandemia, mas sua ocupação na área da saúde é uma grande fonte de cuidados e preocupação para o casal. “E também por eu não estar trabalhando, sendo que acabei de finalizar minha obra do novo espaço”, finaliza a maquiadora. 

Serviço

Além de São João del-Rei e Barbacena, os casamentos por meio de videoconferência podem ser realizados em Belo Horizonte, Betim, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Pará de Minas, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vespasiano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui