Início Cultura Galeria Virtual COLETIVO DE FOTÓGRAFAS LANÇA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE BANCO DE IMAGENS COLABORATIVO

COLETIVO DE FOTÓGRAFAS LANÇA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE BANCO DE IMAGENS COLABORATIVO

imagem: divulgação

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

O coletivo internacional de fotógrafas brasileiras Pixel Ladies está lançando uma campanha de financiamento coletivo para a criação de um site. O objetivo é que ele esteja disponível em diferentes idiomas e funcione como plataforma de banco de imagens e venda de fotografias. 

O coletivo

Foto: Francine Tobin

Com o novo coronavírus, várias atividades artísticas precisaram ser interrompidas devido à necessidade de se manter o distanciamento social; entre elas, a fotografia. Pensando em formas de enfrentar a crise, um grupo de fotógrafas de vários países do mundo criou o coletivo Pixel Ladies.

O coletivo conta com profissionais que residem em vários países. “Nós nos definimos como um grupo de fotógrafas brasileiras no mundo”, conta Suzana Pires, idealizadora do projeto. Até agora, sete mulheres participam do grupo: quatro moram no Brasil, uma na Itália, uma no Canadá e outra em Londres e, eventualmente, outras são convidadas a participar.

Em parceria com o Notícias Gerais, as fotógrafas do coletivo participam de exposições na Galeria Virtual. As mostras incluem imagens sobre a pandemia de países como Itália e Canadá e sobre as manifestações antirracistas em Londres. Também já foi veiculada uma série com fotografias poéticas sobre um tempo suspenso durante o isolamento social.

Há cerca de um mês, o NG publicou as imagens feitas durante manifestação antirracista em Londres. (Foto: Julia Pilati)

Financiamento

O grupo foi criado em abril deste ano e foi a forma encontrada pelas fotógrafas de enfrentar a crise do novo coronavírus, que afetou tão fortemente a profissão. O principal objetivo do grupo, além da venda de fotografias, é criar um banco de imagens. 

Para isso, o Pixel Ladies lançou uma campanha de financiamento coletivo. Assim, as mulheres buscam recursos para construção de um site internacional e multilíngue para vender a fotografias para diferentes tipos de uso. Outros profissionais também serão convidados a participar.

Imagem: Malu Baumgarten

O grupo busca chegar a marca de R$12 mil para arcar com os custos. Os interessados em participar devem clicar aqui. Os valores da doação podem ser divididos em até seis vezes na plataforma Catarse.

Além disso, quem colaborar irá ganhar uma série de recompensas, como fotografias autorais das integrantes e cartões postais personalizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui