Início Opinião Coluna COLUNA: CROCHÊ COMO ARTETERAPIA E OS BENEFÍCIOS PARA O NOSSO BEM-ESTAR

COLUNA: CROCHÊ COMO ARTETERAPIA E OS BENEFÍCIOS PARA O NOSSO BEM-ESTAR

Raruza Keara *

Nos últimos dias, as medidas restritivas intensificaram-se por conta dos altos números de mortes em consequência da Covid-19 e o descontrole da doença em todo o Brasil. Nesse momento, assistimos ao aumento da ansiedade, estresse, ociosidade entre as pessoas. Por isso, as Dicas Raraz dessa semana, trata de um tema muito gostoso que é o crochê como arteterapia.

As artes manuais tem efeito preventivo e terapêutico, pois elas estão ligadas ao sentido da vida. Quando executamos uma peça com nossas próprias mãos para uso pessoal ou para presentear uma pessoa, resgatamos a significância de nossas ações em uma sociedade baseada no consumo, como explica Nina Veiga, terapeuta e artista, em entrevista à Revista Medicina Integrativa, publicada em março de 2019.

O crochê é uma dessas artes manuais, transmitidas de pessoa para pessoa, que envolvem tradição, memória e afeto. É uma arte ancestral e milenar, mas que teve sua técnica catalogada pela primeira vez na França, na Idade Moderna. Com uma agulha, que se assemelha a um gancho, e alguns novelos de lã ou linha, nossas mãos traduzem forma e beleza para peças de vestuário, decoração e utilitários.   

O crochê aciona tanto as habilidades de raciocínio e atenção, como também melhora nosso sistema motor, contribuindo em muito para a prevenção de doenças degenerativas e a depressão.

Além disso, o crochê libera em nós a sensação de realização e o poder criativo, acionando em nós a liberdade e o autoconhecimento. Não é à toa que muitas escolas já adotam essa arte manual no processo educativo nas práticas de ensino.

O crochê também é encontrado em hospitais, como o caso do Hospital Geral de Itapevi, na grande São Paulo. A instituição acredita que o crochê, tricô e o vagonite (técnica de bordado) são atividades que colaboram para humanizar o ambiente hospitalar e torná-lo mais alegre. Por meio do projeto “Tecendo a Vida”, busca-se reduzir o tempo de internação e de tratamento dos pacientes do hospital e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Para finalizar, podemos ainda acrescentar que o crochê promove a inserção de protagonistas diversos. Os homens cada vez mais fazem crochê e muitos o adotaram como estilo de vida ou profissão. O que influencia na dinâmica social e no comportamento humano. Uma sociedade mais diversa, menos preconceituosa e comprometida com o bem-estar é sinônimo de felicidade.

Se você acha que a arteterapia pode te ajudar durante a pandemia confira as videoaulas e tutorais no meu Instagram @pecararanaweb, toda semana receitas de trabalhos manuais e dicas variadas sobre comportamento, comunicação e empreendedorismo.

* Criadora do Peça Rara Estúdio de Criações e Crochê, é jornalista, professora e artesã empreendedora. Siga o @pecararanaweb no Instagram e no Facebook.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui