Início Gerais Cotidiano COM 1.134 CASOS DE COVID-19 SUSPEITOS E 274 CONFIRMADOS, BARBACENA SEGUE NA...

COM 1.134 CASOS DE COVID-19 SUSPEITOS E 274 CONFIRMADOS, BARBACENA SEGUE NA “ONDA BRANCA”

Foto: Najla Passos

Redação
Notícias Gerais

O Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas Gerais, decidiu manter Barbacena na “onda branca” do programa Minas Consciente, que normatiza a reabertura do comércio no estado. Entretanto, a Macrorregião Centro Sul, na qual a cidade está inserida, foi classificada como em “situação de alerta”.

A decisão foi tomada após avaliação do novo perfil epidemiológico do município, que disparou em número de casos de pessoas infectadas pela Covid-19 após a testagem dos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), recomendada pelo Ministério Público Federal (MPF).

A Epcar descumpriu as recomendações das autoridades sanitárias de adotar o isolamento social e, em maio, contabilizou 204 dos seus 507 alunos infectados. O número fez com que Barbacena se tornasse o município mineiro com maior taxa de incidência da Covid-19 por número de habitantes.

Em comunicado divulgado neste sábado (30), a Prefeitura de Barbacena afirma que uma nova avaliação será realizada dentro de 14 dias. Segundo o documento, a “onda branca” entrou em vigor esta semana nos municípios da Macrorregião Centro Sul e continuará sendo adotada.

Nem todos os municípios da região, entretanto, já aderiram ao programa que visa à retomada das atividades comerciais. Nem mesmo do Estado. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta (28), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que apenas 87 dos 953 municípios mineiros participam do Minas Consciente. Ou seja, apenas 10,2%.

Números da Covid-19

Barbacena contabiliza, neste sábado (30), 274 casos confirmados de Covid-19 e 1.134 suspeitos, sendo 288 descartados e 196 recuperados. No momento, estão internados na rede de saúde do município cinco pacientes infectados pela doença e três suspeitos. A cidade registra quatro óbitos confirmados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui