Início Gerais Economia COM A MAIOR REDUÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO DA REGIÃO, TIRADENTES SE...

COM A MAIOR REDUÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO DA REGIÃO, TIRADENTES SE PREPARA PARA RETOMADA ECONÔMICA

Foto: Daniela Mendes

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Uma parceria entre a Prefeitura de Tirantes e as entidades ligadas ao setor turístico local vem promovendo uma série de cursos virtuais para qualificar os empresários e trabalhadores da cidade para uma possível reabertura do comércio e do turismo. 

A pequena cidade de menos de 8 mil habitantes que fechou suas portas para os turistas acumulou, nos primeiros quatro meses de 2020, uma redução de 215 postos de trabalho, o que a transformou no município da região com o pior resultado na manutenção dos empregos.

Somente no mês de abril, foram registrados 139 desligamentos de trabalhadores formais da cidade. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicados na quarta (27). 

A reabertura para o turismo, agora, reaparece como solução mais viável. Já foram capacitados os proprietários e funcionários do setor de bares e restaurantes. Em seguida, serão as áreas de hotelaria e pousadas. 

Para a Associação Empresarial de Tiradentes (Asset), uma das parceiras da iniciativa, as demissões foram atitudes individuais de empresários movidos pelo medo e que não esperaram que fosse apresentada alguma alternativa para a situação.

“A maioria de nós, acabou utilizando o recurso da suspensão de salários durante dois meses, ou a redução de jornada, para tentar aguardar a reação dessa situação”, afirma a presidente da Asset e proprietária do Casazul Bistrô, Rejane Cunha.

Segundo ela, apesar do alto índice de demissões, a maioria dos empresários buscou não demitir ou demitir o mínimo possível durante a pandemia. “A cidade propriamente não ofereceu uma solução melhor do que a que foi oferecida por esses dois planos de redução e suspensão de salários”, declara.

Sem data marcada

Mesmo já estando sendo realizado o processo de capacitação para reabertura das atividades comerciais, a Prefeitura de Tiradentes afirma não ter data prevista para reabertura. 

A presidente da Asset acredita que não é possível saber com certeza qual será o momento certo para abertura. “A associação compreende que, para que a gente reabra com o mínimo de  segurança, os empresários têm que estar capacitados. Eles têm que estar com a consciência de que essa atitude, da gente recuperar a possibilidade econômica da cidade, depende de ter rigor e de ter cuidado e de verdadeiramente ter essa consciência de cuidado uns com os outros”, afirma. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui