Wanderson Nascimento
Notícias Gerais*
A Prefeitura de Resende Costa intensificou, nesta semana, as medidas de prevenção e combate a Covid-19: a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Endemias, tem realizado a desinfecção de praças, locais públicos e também da sede do Executivo.
Locais propensos a aglomeração, como praças por exemplo, também foram isolados, buscando prevenir a reunião de grandes grupos de pessoas.
Com o apoio das polícias Militar e Civil, a Vigilância Sanitária também monitorou possíveis locais de festas clandestinas, inclusive na zona rural. A prefeitura destaca que sair de casa, estando com suspeita ou caso confirmado de Covid-19, configura-se como crime, de acordo com o artigo 268 Código Penal Brasileiro – Infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
O setor de Vigilância Sanitária também fiscalizou bares e outros tipos de comércios para conscientizar e orientar os proprietários sobre as condições de funcionamento e atendimento de acordo com o decreto municipal 145, que “dispõe sobre as ações e medidas de controle do contágio pela covid-19 e dá outras providências”.
A prefeitura destaca, ainda, que essas são ações de prevenção, com efeito apenas a médio e longo prazo, e, por isso, a população é o principal agente de combate à Covid-19.
“Vamos nos cuidar e cuidar do próximo. Use máscara, higienize suas mãos e não promova aglomerações”, pontua o texto.
Covid-19 em Resende Costa
De acordo com o boletim epidemiológico dessa segunda (24), Resende Costa tem 463 casos confirmados de Covid-19, dos quais 109 pacientes ainda estão com o coronavírus ativo. Ao todo, 12 pessoas já perderam a vida em decorrência da doença, desde o início da pandemia.
Na publicação do último boletim, alguns moradores da cidade citaram, nas mídias sociais, a imprudência da população e falta de medidas mais enérgicas de prevenção.
“Ainda bato na mesma tecla. Tem que ter atitude mais drástica. Final de semana com quatro ônibus e uma vã e muitos sem máscara. Estamos vivendo momentos de terror com tantos casos e perdas humanas”, critica uma internauta.
“Povo não tem vergonha na cara! Enquanto não acontecer com um da família vão ficar nesta safadeza! Vamos gente ajudar este Brasil ficando em casa! Ficar em casa não é prisão é a solução! Vamos ajudar uns aos outros!!! Criam vergonha na cara. Vamos colaborar”, desabafa outra moradora.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Resende Costa