Início Gerais Cotidiano COM GRANDE FLUXO DE TURISTAS NO FERIADÃO, ANTÔNIO CARLOS APOSTA EM ORIENTAÇÃO...

COM GRANDE FLUXO DE TURISTAS NO FERIADÃO, ANTÔNIO CARLOS APOSTA EM ORIENTAÇÃO PARA CONTER PANDEMIA

A barreira sanitária de Antônio Carlos foi montada na entrada do distrito de Sá Fortes. foto: Najla Passos

Najla Passos
Notícias Gerais

Com 11 casos confirmados de Covid-19, Antônio Carlos está investindo em orientação para evitar que a doença se espalhe ainda mais no município, principalmente com a chegada de um grande número de turistas desde o início do feriadão de Corpus Christi.

Segundo as duas servidoras municipais que atuam na barreira sanitária, instalada na principal rodovia que dá acesso à cidade, uma média de 120 carros têm sido abordados por dia desde a última quarta (10), véspera do feriado.

“Aqui tem muitos sítios e, por isso, muitos turistas vêm aproveitar a zona rural, justamente para fugir do clima da pandemia nas cidades maiores”, afirma a professora de Educação Física, Gabriela Tolomelli, que foi deslocada para reforçar o atendimento na barreira, já que as aulas presenciais estão suspensas.

Com pouco mais de 11 mil habitantes, conforme o último censo do IBGE, feito em 2010, Antônio Carlos depende de Barbacena, a cidade polo da região, para acesso a trabalho e serviços. E Barbacena contabiliza números que assustam: são 1.522 casos suspeitos e 312 confirmados.

“Até agora, a doença está controlada em Antônio Carlos. São 11 casos, mas nenhum dos pacientes necessitou de internação. Todos estão cumprindo isolamento domiciliar”, afirma a técnica em enfermagem do município, Thaissa Alexandra Alves Lima, que também atua na barreira.

Sá Fortes

A barreira sanitária foi instalada na entrada do distrito de Sá Fortes, logo após a divisa da Antônio Carlos com Barbacena. No local, as servidoras aferem a temperatura dos turistas e, quando informadas de que eles ficarão em Antônio Carlos, também  fornecem informações acerca da legislação municipal.

“Todos os turistas recebem um panfleto informativo recomendando a adoção do isolamento social e informando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nas vias públicas e estabelecimentos comerciais”, explica Gabriela.

O uso de máscaras é obrigatório em Antônio Carlos desde o dia 5 de maio, quando o prefeito Raimundo Nonato Marques assinou o Decreto Municipal 521, que estabelece a nova regra.

A barreira sanitária funciona das 7h às 17h, todos os dias. Foto: Najla Passos

Plantão de saúde

O panfleto também esclarece sobre as formas de infeção, tratamento e informa o número do plantão de saúde, para que o visitante possa ligar em caso e dúvidas, ao invés de se deslocar até o posto do município.  

“Não há necessidade da pessoa procurar o posto de saúde. Ela pode telefonar que irá receber as informações necessárias e a rede de saúde municipal fará o acompanhamento dos casos suspeitos”, esclarece Thaissa.

A barreira sanitária funciona todos os dias, das 7h às 17h. O telefone do plantão de saúde é (32) 99819-4841.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui