Redação
Notícias Gerais
Como financiar a cultura em tempos de pandemia? Este é o tema do debate online que o Sinds-UFSJ e a ADUFSJ promovem nesta quinta (25), às 19h30, nas suas redes sociais. O objetivo é discutir o alcance e a operacionalização da Lei Aldir Blanc, aprovada por unanimidade pelo Congresso e que agora aguarda sanção presidencial.
Batizada com o nome de um dos maiores compositores do país, vítima do novo coronavírus, a Lei é uma demanda do setor cultural que prevê o repasse emergencial de R$ 3 bilhões a trabalhadores, espaços e equipamentos durante a pandemia da Covid-19.
Mas como cada artista, cada espaço ou cada equipamento cultural pode acessar estes recursos? A previsão da lei é que a verba seja distribuída pelos municípios. A Prefeitura de São João del-Rei já tem previsão de como fazê-lo? E as demais prefeituras da região? Estas são algumas das perguntas que entrecortarão a live.
O debate online contará com as presenças de Alberto Ferreira da Rocha Jr, o Alberto Tibaji, professor de Teatro da UFSJ; Carú Rezende, produtora do OAndarDeBaixo; Luciana Beatriz Chagas, artista na Adro Galeria e professora de Artes Aplicadas da UFSJ. A mediação será da Telma Freitas, professora de Educação Física e técnica em laboratório da UFSJ.
E ainda contará com as participações especiais de Juliano Felisatti Pereira, diretor teatral do Teatro da Pedra, e Pablo Bertola, do grupo de teatro Ponto de Partida e da Bituca, Universidade da Música.