Início Opinião Entrevistas COMPLEXO FERROVIÁRIO É IMPRESCINDÍVEL PARA ATRAIR TURISTAS, DEFENDE VEREADOR DE TIRADENTES

COMPLEXO FERROVIÁRIO É IMPRESCINDÍVEL PARA ATRAIR TURISTAS, DEFENDE VEREADOR DE TIRADENTES

Foto: reprodução.

Redação
Noticias Gerais

Um dos setores mais afetados pela necessidade de isolamento e distanciamento social durante boa parte do ano de 2020 foi o turismo. Nas cidades em que a atividade é a principal fonte econômica, como Tiradentes, os desafios foram grandes. Ainda sim, o vereador eleito, João Marcos Magalhães Silva (PSB), acredita que o município tem potencial para se recuperar rapidamente. 

“O complexo Ferroviário remanescente da EFOM [Estrada de Ferro Oeste de Minas] é um dos símbolos das cidades de Tiradentes e São João del-Rei, é um dos atrativos mais procurados, imprescindível para atrair turistas de qualidade para a região”, defende. 

Em entrevista ao Notícias Gerais, ele contou que, além de seu envolvimento na restauração da Estação Ferroviária César de Pina, tem três novas propostas de ações voltadas ao setor ferroviário. A primeira é a recuperação da Locomotiva número 20, que circulava na EFOM. Desde a década de 1980, a locomotiva encontra-se exposta em Belo Horizonte. 

“Também me comprometo a incentivar a cessão de espaço para a Associação Brasileira de Proteção Ferroviária (ABPF) nas estações ferroviárias de Tiradentes e César de Pina e, ainda, proponho a reconstrução da Parada da Caixa D’Água da Esperança, outro reduto dos tempos da EFOM, e transformá-la em um polo turísticos de produtos caipiras locais’, diz.

Sobre a revitalização da estação de César de Pina, o vereador eleito explica que a mesma se encontra atrasada devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19, mas que mesmo assim já se encontra em estado adiantado.

Na visão de João Marcos, Tiradentes é uma das cidades com maior vocação turística do país, já que  possui uma estrutura totalmente preparada para acolher seus visitantes. “Apesar da pandemia ter colocado em risco o capital de investimento do pequeno e médio empresário, com o fato da vacinação estar próxima, Tiradentes se recuperará em curto prazo”, argumenta o vereador.

Histórico

João Marcos Guimarães Silva nasceu em Tiradentes (MG), em 14 de maio de 1993. É advogado e político brasileiro, neto do ex-vereador de Tiradentes, João Rosa da Silva (1977 a 1982). Foi vereador entre 2013 e 2016, sendo o mais novo já eleito na história da cidade, e secretário de Assistência Social de Tiradentes entre 2017 e 2020. Ocupou também a Superintendência de Administração de Tiradentes por 2 meses no ano de 2020. Foi eleito em 15 de novembro de 2020 pelo PSB para o segundo mandato de vereador, previsto para iniciar em 1 de janeiro de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui