Início Cultura Agenda CONCURSO AMIGO DE BICHO AJUDA A PRESERVAR FAUNA BRASILEIRA

CONCURSO AMIGO DE BICHO AJUDA A PRESERVAR FAUNA BRASILEIRA

Redação
Notícias Gerais

A partir das 18h desta segunda (28), estão abertas as inscrições para o concurso de desenhos Amigo de Bicho, promovido pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Federal de São João del-Rei (GEAS-UFSJ), em parceria com o Sítio Ecológico Três Irmãos e o portal Notícias Gerais.

O objetivo da iniciativa é despertar a criatividade de jovens e adolescentes e trabalhar a educação ambiental como ferramenta de conservação. “É necessário que exista um despertar de interesse pela nossa fauna para que a mesma seja preservada. Afinal de contas, nós só preservamos aquilo que conhecemos”, explica o GEAS no material de divulgação da campanha.

O concurso vai premiar os desenhos de animais da fauna brasileira preferidos pelo público a partir de uma “batalha” no Instagram, nas categorias de 6 a 10 anos e 11 a 14 anos. Para participar, o concorrente só precisa preencher a ficha de inscrição disponível no edital e encaminhá-la para o email do GEAS (geasufsj@gmail.com) até o dia 10/10, junto ao termo de permissão assinado pelos pais ou responsáveis.

Para conferir as regras do edital e acompanhar a publicação dos desenhos que participam da disputa, acesse o Instragram do grupo de estudo: @geasufsj

Educação ambiental

Estima-se que no mundo inteiro exista cerca de 10 a 50 milhões de espécies que incluem Animais, Plantas, Fungos, Protistas e Chromistas, embora tenhamos somente 1,5 milhões já descritas. O Brasil é um país rico em biodiversidade, possui cerca de 20% de todas as espécies do mundo, que são distribuídas em 6 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, segundo informações do WWF-Brasil.

Segundos dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), são cerca de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais já conhecidas, ou seja, muitas espécies! Contudo, conhecê-las não é o bastante. É necessário preservá-las para manter o equilíbrio de todo o ecossistema.

Para o GEAS-UFSJ, todos os seres vivos são importantes e esta é uma máxima de conhecimento global. Porém, vários fatores colocam em risco a existência das diferentes espécies, como por exemplo as queimadas, o desmatamento, a poluição da atmosfera e das águas de uma forma geral. Portanto, a realização de práticas sustentáveis torna-se mais do que essencial para que possamos preservar ao máximo toda essa biodiversidade mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui